62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
FONTES VIRTUAIS DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AQUÁTICAS
Wagner Pinheiro 1
Sibele Fausto 2
1. Instituto Oceanográfico, Universidade de São Paulo - USP
2. Núcleo José Reis, ECA, Universidade de São Paulo - USP
INTRODUÇÃO:
A adoção intensiva de mecanismos tecnológicos facilitadores permitiram o armazenamento, comunicação e compartilhamento virtual de informação em grande escala entre as várias áreas do conhecimento, que hoje dispõem de grandes volumes de recursos online já organizados e sistematizados em bases de dados referenciais e de textos completos, diretórios e catálogos online, nas assim chamadas fontes virtuais de informação. A área de Ciências Aquáticas dispõe de amplo leque de fontes virtuais de informação especializada dispersas para seu público, e este trabalho objetiva apresentar fontes relevantes e descrever suas principais características, disseminando esses recursos informacionais úteis aos pesquisadores em Oceanografia.
METODOLOGIA:
Essa é uma pesquisa de caráter descritivo e documental. As fontes apresentadas neste trabalho são o resultado da experiência prática dos bibliotecários de referência do Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto Oceanográfico da USP, consistindo no registro das fontes mais utilizadas e recuperadas através de buscas específicas determinadas pelas demandas dos usuários, classificando-as quanto ao acesso - restrito ou livre, cobertura e principais características.
RESULTADOS:
São apresentadas e descritas 6 fontes virtuais de informação em Oceanografia, sendo 4 de acesso livre e gratuito: a SeaDataNet e a OBIS (Ocean Biogeographic Information System), além da World Ocean Database e o Ocean Data Portal, que são conjuntos de fontes desenvolvidas pela IODE/UNESCO em parceria com outras entidades; e 2 fontes relevantes de acesso restrito: ASFA (Aquatic Sciences and Fisheries Abstracts) e Annual Reviews - série Marine Sciences. Estas duas últimas fontes estão inclusas no Portal de Periódicos da Capes, tornando-as acessíveis aos pesquisadores de instituições cadastradas nesse necessário serviço de compartilhamento de informações especializadas disponibilizado pelo governo federal.
CONCLUSÃO:
O fortalecimento do conhecimento científico e o avanço tecnológico está intrinsecamente relacionado à disseminação de informações especializadas, e atualmente com a Web, o compartilhamento está mais facilitado, ágil e virtualmente de alcance mundial. Conhecer as fontes virtuais de informação em Oceanografia é requisito indispensável para os pesquisadores dessa área, e este trabalho visa colaborar com a disseminação dessas relevantes fontes.
Palavras-chave: Oceanografia, Fontes virtuais de informação, Recursos informacionais.