62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
BUMBA-MEU-BOI: TRADIÇÃO E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Fábia Holanda de Brito 1
Rosângela Maria Paixão Pinheiro 1
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:

O Bumba Meu Boi é uma das maiores e mais ricas representações do folclore maranhense. Mesmo assim, de acordo com Azevedo (2007), nada se sabe sobre a verdadeira origem dessa manifestação popular: "o tempo se encarregou de esconder seus inícios". Ainda assim é muito discutido que na sua essência se dá o sincretismo cultural de povos que no Maranhão interagiram. Portanto podemos falar de um surgimento através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, dependendo do sotaque. Como todas as demais manifestações do folclore, o bumba-meu-boi também é fruto de suas vivencias diárias, sofrendo mudanças no decorrer do tempo. Essas mudanças, para aqueles favoráveis a tradição purista, pesam como descaracterização da cultura popular; mas outros vêem tais mudanças apenas como resposta às contingências do momento histórico vivido. Nesse contexto o presente trabalho buscou analisar mudanças ocorridas no bumba-meu-boi diante do cenário de globalização atual e suas influencias nas manifestações culturais locais.

METODOLOGIA:

Como ciência social, o estudo da história só tem sentido e validade, a partir da aplicação de processos metodológicos que busquem compreender o objeto de estudo histórico, e estes estão ligados pelas convenções da comunidade científica atual. Assim, o presente estudo apoiou-se em métodos qualitativos da pesquisa social, que "trabalha com universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes" (MINAYO, 2007,21), seguindo as seguintes etapas: 1) levantamento de informações secundárias, através de fontes orais (entrevistas), sonoras (músicas) e visuais (filmes e fotografias) sobre a manifestação cultual em foco. Além de leituras no campo da historia cultural, cultura popular brasileira, acervo cultural maranhense, entre outras literaturas científicas pertinentes ao tema. 2) trabalho de campo, com levantamentos e observações diretas dos grupos; para análise das indumentárias, coreografias, termos lingüísticos e ações próprias utilizadas dentro e entre os grupos cultuais. 3) os dados e informações levantados nas etapas anteriores foram analisados e sistematizados em textos e relatórios.

RESULTADOS:

A partir das análises realizadas foi possível detectar que mesmo diante das influencias e relações da globalização atual sobre as manifestações populares no local, como nos folguedos de bumba-meu-boi no maranhão, acontecem às seguintes expressões: a) a tradição é mantida através das manifestações do sagrado e do profano. O primeiro através dos ritos da promessa e do batismo; o segundo a partir da dança, sensualidade e na própria encenação do auto do bumba-meu-boi. E ainda, aponta-se a tradição no simples ato de manutenção e expressão desse folguedo que é passado de geração a geração, mesmo que apresentem mudanças em algumas características e elementos ao longo do tempo. b) as mudanças que tem acontecido podem figurar como representações positivas para o fortalecimento das comunidades tradicionais que firmam sua identidade através do folguedo do bumba-meu-boi - a exemplo de Morros, Maracanã, Maioba, entre outras - resistindo ao ideário (neo) liberal de inserção competitiva, de mercadoria cultural globalizada.

CONCLUSÃO:

Diante do exposto se pode considerar, para que o bumba-meu-boi mantenha sua legitimidade representativa da cultura popular maranhense, diante da globalização vivenciada por nossa sociedade, faz-se de extrema necessidade seguir a postura posta pela vertente da sustentabilidade socioambiental. Assim, a participação popular, com preservação das tradições figure como elemento de transformação sócio-político-econômico das comunidades culturais no Maranhão.

Palavras-chave: Cultura Popular Maranhense, Tradição, Sustentabilidade Socioambiental..