62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O MOSAICO NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE.
TAYSA MÉRCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO 1
CLEIDE EMÍLIA FAYE PEDROSA 2
1. Profa. Ma. - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE /IFS
2. Professora Doutora/Orientadora - Departamento de Letras/PPGL- UFRN
INTRODUÇÃO:

O lugar da Linguística na formação de professores tem uma trajetória que acompanhou a construção de saberes diversos, característica de uma ciência marcada pelas propostas que ora se completavam, ora divergiam. Dentro de um quadro eclético delineado pelas visões estruturalista de Saussure, funcionalista do Círculo de Praga e gerativista de Chomsky, além das propostas inovadoras da Pragmática, da Linguística Textual, Sociolinguística, Etnolinguística e Análise do Discurso, os cursos de Letras tornaram-se um celeiro dos diálogos científicos, de muita produção, por isso heterogêneo. Encontramos um campo aberto nos estudos da linguagem que traz a fotografia mesclada da formação do professor no Brasil, já que esta tentou acompanhar todas as mudanças e todas as propostas de uma ciência que podemos chamar de propícia para receber desafios pertinentes às questões norteadoras do ensino de Língua Portuguesa. Enfatiza-se, dessa forma, que com o surgimento dessas  teorias, a produção de saberes linguísticos  ganha vez e voz nos cursos até tornarem-se aplicados ao ensino de língua materna.

METODOLOGIA:
Como pesquisa qualitativa, o trabalho consta de demonstração dos caminhos da Linguística, da Linguística Aplicada, da definição do campo, e dos diálogos com a Sociolinguística, Linguística Textual e Análise do Discurso, que desembocam na sala pelas propostas metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa.
RESULTADOS:
Da pesquisa qualitativa, observou-se que proposição do fazer e a inclusão desse fazer na formação de docentes e de pesquisadores. As teorias Linguísticas também passaram por transformações e estão aí na base de todas as discussões a respeito da linguagem e sua relação com o ensino. O lugar ocupado pela ciência Linguística foi demarcado neste trabalho pela emergência de teorias que durante esses 50 anos se fizeram presentes nos cursos e formaram a memória coletiva sobre o ensino de língua duelado pela tradição e pela mudança.
CONCLUSÃO:

As teorias Linguísticas passaram por transformações e estão aí na base de todas as discussões a respeito da linguagem e sua relação com o ensino, pelas vias dos currículos, dos livros didáticos e das orientações curriculares nacionais. Pelas histórias da ideias linguísticas no Brasil, foi possível inferir que a consolidação dessa disciplina como parte da formação do profissional das Letras se deu como uma espécie de "mosaico" teórico, sempre refutando teorias anteriores e recebendo novas propostas, ou a coexistência de linhas opostas, contribuindo, portanto para  as oposições entre a academia e as propostas de trabalho do professor na Educação Básica.

Palavras-chave: Linguistica, Formação docente, Teorias.