62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
RELACIONAMENTOS EM REDE DOS GRUPOS DE PESQUISA NACIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DO MAR NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ
Sibele Fausto 1
Adilson Luiz Pinto 2
Roberto Gomes de Souza Berlinck 3
1. Núcleo José Reis, ECA, Universidade de São Paulo - USP
2. Depto. de Biblioteconomia, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
3. Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo - USP
INTRODUÇÃO:
As Ciências do Mar, como ampla área de pesquisa, envolve uma gama variada de disciplinas, exigindo a participação de diferentes expertises complementando-se colaborativamente e de forma associada e integrada. A existência de diversos grupos constituídos para pesquisas relacionadas às Ciências do Mar cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq motivou este trabalho exploratório com o objetivo de apontar as correlações entre esses grupos, através de técnicas de análise de redes e clusterização, permitindo sua representação em mapeamento gráfico e a visualização das estruturas em rede construídas a partir das relações estabelecidas nas pesquisas dessa área interdisciplinar.
METODOLOGIA:
Pesquisa de natureza qualitativa/quantitativa com base metodológica nos estudos métricos da ciência e análise de redes sociais, na qual selecionaram-se três atributos de representação dos padrões de relacionamento dos grupos: temática de pesquisa, instituição e disciplina. A definição da temática de pesquisa contou com a orientação de especialista da área de Ciências do Mar, elaborando-se uma listagem não exaustiva de 35 palavras-chave, utilizadas para as buscas no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Os resultados permitiram determinar o segundo e o terceiro padrões de relacionamento definidos - as instituições dos grupos e as disciplinas acadêmicas. Os dados recuperados para os três atributos foram então preparados eliminando-se irrelevâncias (grupos sem envolvimento efetivo com a área de Ciências do Mar), listados em planilhas do aplicativo Microsoft Excel e inseridos no programa NetDraw, que gera mapas de redes automaticamente através de algoritmos cartesianos.
RESULTADOS:
No atributo "temática de pesquisa", as buscas no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq utilizando as 35 palavras-chave eleitas retornaram resultados em 32 dos termos, recuperando-se o total de 668 grupos de pesquisa, presentes em uma ou mais das palavras-chave de busca. Nesses resultados, verificou-se a origem institucional dos grupos, no total de 92 diferentes instituições, e as disciplinas envolvidas, no total de 34, predominando as áreas de Ciências Biológicas e Ciências Exatas e da Terra. Os dados obtidos foram preparados, eliminando-se as irrelevâncias e chegando-se ao número final de 645 grupos de pesquisa. Os dados, listados no aplicativo Microsoft Excel foram inseridos no programa NetDraw, que estabeleceu graficamente as relações entre os atributos de entrada, gerando mapas de rede de alta densidade devido à grande riqueza de dados relacionais: o número de grupos, de instituições e a diversidade disciplinar envolvida, propiciando ampla gama de cruzamentos em rede e permitindo a visualização imediata dos agrupamentos em palavras-chave mais utilizadas nas temáticas de pesquisa bem como a incidência das instituições atuantes nessa área - no caso, as três mais relevantes em número de ocorrências nos termos de pesquisa foram USP (n=64), UFRJ (n=52) e UFPE (n=34).
CONCLUSÃO:
Esse estudo mostrou que os grupos de pesquisa com temática relacionada às Ciências do Mar cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, quando representados através de ferramentas de mapeamento e análise de redes e clusterização, demonstram intensas interconexões que não são explicitadas de outra forma. A representação gráfica em mapas de rede permitiu visualizar uma estrutura interdisciplinar, colaborativa e integrada nas pesquisas dessa área.
Palavras-chave: Ciências do Mar, Grupos de pesquisa, Redes sociais.