62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
PRÁTICAS GERENCIAIS DE EXCELÊNCIA EM ÓRGÃO PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFRN
Anna Cecília Chaves Gomes 1
Matilde Medeiros de Araújo 1
Cinthya Muyrielle da Silva Nogueira 1
Joilma Azevedo Vidal 1
1. Depto. de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
INTRODUÇÃO:
Desde 1998 o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) realiza anualmente o ciclo de avaliação do PQGF (Prêmio Nacional de Gestão Pública), que tem por finalidade reconhecer e premiar as organizações públicas que comprovem alto desempenho institucional, com qualidade em gestão. O instrumento avaliativo do PQGF é o MEGP (Modelo de Excelência da Gestão Pública), que possui padrão internacional. Esta pesquisa utilizou-se de 7 critérios de excelência adotados pelo MEGP - liderança; estratégias e planos; clientes e usuários; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; e processos - objetivando analisar as práticas gerenciais adotadas pelo Centro de Tecnologia (CT), uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que é responsável pela formação de profissionais da área em mais intensa transformação, que é a área das engenharias. Fundado desde 1959, o CT atualmente oferece 15 cursos de graduação e 14 de pós-graduação. Esta pesquisa, além de contribuir para a melhoria das práticas gerenciais no CT e servir de benchmarking para as mais diversas organizações, se constitui em um incentivo a adoção e aperfeiçoamento de práticas gerenciais de excelência em outros órgãos públicos.
METODOLOGIA:
Este trabalho é um estudo de caso de natureza qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Os dados foram coletados através de entrevista com 2 servidores públicos do CT, observação do ambiente, estudo de documentos que regem a UFRN e o CT e nos sites do CT (www.ct.ufrn.br) e da UFRN (www.ufrn.br). A entrevista foi realizada através da aplicação de formulário, utilizando-se de um roteiro de perguntas adaptado do Modelo de Excelência da Gestão Pública do PQGF, acessível no site do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (www.pqsp.planejamento.gov.br).
RESULTADOS:
O CT se orienta pelos princípios e objetivos previstos no estatuto da UFRN. A liderança é eleita internamente e tem suas atividades disciplinadas pelo regimento interno do centro, documento que define as funções e responsabilidades dos servidores. A formulação de estratégias é feita trienalmente pelos departamentos e são avaliadas pelo Conselho do Centro. O CT tem a responsabilidade social de formar profissionais capacitados e realiza projetos de extensão e de pesquisa que visam auxiliar a sociedade. Há ações voltadas para segurança no trabalho e responsabilidade ambiental. A seleção e contratação de servidores ocorrem através de concurso público. Trabalhadores terceirizados são contratados através de licitação entre empresas terceirizadas. Os servidores usufruem de plano de cargos e salários e contam com plano de seguridade social, auxílio alimentação, auxílio transporte e auxílio creche. A avaliação de desempenho dos servidores via web é vinculada ao incentivo da progressão por mérito profissional para aqueles que obtiverem bom desempenho. Há também a progressão por capacitação profissional. São oferecidos cursos de capacitação e educação profissional. Anualmente a UFRN, incluso o CT, passa pelo processo de auto-avaliação. Não é avaliada a satisfação de clientes e funcionários.
CONCLUSÃO:
O CT obteve um bom desempenho, apresentado práticas gerenciais de excelência em diversos critérios, deixando claro seu compromisso com seus servidores e a sociedade. Porém, ainda necessita de melhorias, principalmente no que tange a interação com clientes e funcionários, sendo aconselhável a adoção de instrumentos formais para acompanhar periodicamente o nível de satisfação dos clientes e funcionários, a fim de melhor atender as suas necessidades, identificando falhas e implementando melhorias de gestão, o que poderá refletir na melhoria da qualidade do ensino e na sociedade com uma melhor formação de profissionais para o mercado. A avaliação do nível de satisfação poderia ser realizada no âmbito da UFRN como um todo, apresentando também indicadores por centros e cursos. Vale salientar que o CT vem cumprindo bem sua função como agente promotor de qualificação, ética, cidadania e conhecimento através de suas práticas gerenciais, contribuindo para o crescimento do estado do Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Práticas Gerenciais, Modelo de Excelência da Gestão Pública, Centro de Tecnologia da UFRN.