62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE PARASITOLOGIA EM LIVROS INDICADOS NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
Mônica Vieira de Souza 1, 2
Patrícia Gonçalves Guedes 1
Adauto José G. de Araújo 2
1. Fundação Técnico Educacional Souza Marques
2. Fundação Oswaldo Cruz, ENSP, Lab. de Paleoparasitologia
INTRODUÇÃO:
O livro didático é um dos instrumentos mais utilizados pelos professores no processo ensino-aprendizagem. Por vezes está no centro da atenção dos alunos, transmitindo conhecimentos e definindo estratégias de aprendizagem, marcando assim o conteúdo ensinado. Um dos principais fatores responsáveis pela disseminação de parasitoses é a ausência de saneamento básico. A falta de conhecimento da população sobre a biologia dos parasitos, formas de transmissão e medidas preventivas, é também um dos fatores de disseminação. Este trabalho teve por objetivo avaliar como o tema Parasitologia é tratado em livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio, identificando problemas na apresentação dos conteúdos e oferecendo sugestões que possam contribuir para que as obras sejam mais eficazes na transmissão dos conteúdos.
METODOLOGIA:
A seleção teve como referência os nove livros didáticos aprovados pelo PNLEM para 2009. Os livros foram analisados de acordo com os seguintes critérios: adequação e atualização dos conceitos, contextualização, sugestões de leituras complementares, erros ortográficos e ilustrações. Foram elaborados questionários com perguntas específicas sobre estes critérios, respondidos ao longo das avaliações e que resultaram em tabelas comparativas.
RESULTADOS:
Os resultados das análises mostram que o tema parasitologia não é tratado de maneira adequada, dada a importância que a educação sanitária tem em nossa sociedade, pois não fornece subsídios para que o aluno crie um pensamento linear em relação ao fenômeno parasitismo. Todos os livros didáticos apresentam algum tipo de falha, sejam elas informações desatualizadas, incompletas ou erradas, o que pode prejudicar o processo ensino-aprendizagem. Destaca-se o conteúdo das ilustrações que em grande parte dos livros apresentam ciclos de vida incompletos ou errados, dificultando a compreensão do conteúdo.
CONCLUSÃO:
Evidencia-se que os livros ainda estão baseados em exercícios de memorização e não estabelecem relações mais profundas entres os tópicos. Também não estabelecem a relação parasito-hospedeiro, muito menos deixam claras informações sobre o fenômeno parasitismo.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Livros didáticos do Ensino Médio, Ensino de Parasitologia, PNLEM.