62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
INCLUSÃO SOCIAL E PROFISSIONAL: A SUPERAÇÃO PESSOAL E SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE CUIABÁ - MATO GROSSO
Jaqueline Silva Machado 1
Raroilde Pereira de Souza 1, 2
Elizete Pereira da Costa 1
Fernanda Aparecida Antunes de Arruda 1
Francinalda Pereira da Silva 1
1. Depto. de Organização Escolar, Instituto de Educação - IE/UFMT
2. UFMT
INTRODUÇÃO:

Este trabalho encontra-se referenciado a um dos temas que foram abordados na Disciplina História da Educação II, dentre vários teóricos embasamos em Jonhann Heinrich Pestallozi. Este estudo teve por objetivo conhecer o método de Ensino Pestalozzi em Cuiabá - Mato Grosso, com o intuito de ter uma visão em torno da prática do método na escola para o processo de inclusão de múltiplas deficiências na sociedade.

METODOLOGIA:

Utilizamos como metodologia um levantamento de dados na Escola Pestalozzi de Cuiabá, os estudos foram ampliados com levantamentos bibliográficos deste pensador cujo nome é referência a está instituição.

RESULTADOS:

Dentro da proposta pedagógica encontramos o atendimento a alunos com múltiplas deficiências. O ensino é dividido em: Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, sendo esta educação de formação contínua, podendo ser ensinada tanto individualmente ou coletivamente dependendo das necessidades de cada aluno. Nesta associação se prioriza o convívio social a partir de educação especializada, visa levar os deficientes a conviver na sociedade de melhor forma possível. A escola tem por inspiração à filosofia do pensador Pestalozzi, pois acreditam que a educação seja voltada para a sociabilidade, para que eles se integrem na sociedade e obtenham sua autonomia ainda que de forma limitada.

CONCLUSÃO:

Através do estudo realizado temos consciência de que o objetivo final da educação Pestalozziana não é o aperfeiçoamento de noções escolares, mas sim de preparo para a vida, tornando o indivíduo não um ser obediente e acomodado, mas sim um ser autônomo. Desta forma, sabemos da importância de aprofundarmos nossos conhecimentos sobre Educação Inclusiva, pois de acordo com as normativas legais, a inclusão dos estudantes com deficiência na rede regular de ensino ocorrerá em breve. Fazendo-se necessário que estejamos capacitados profissionalmente para atender nossos alunos de forma realmente inclusiva e não como algo impositivo ou caritativo.

Palavras-chave: Inclusão, Superação, Indivíduo.