62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial |
INCLUSÃO SOCIAL E PROFISSIONAL: A SUPERAÇÃO PESSOAL E SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE CUIABÁ - MATO GROSSO |
Jaqueline Silva Machado 1 Raroilde Pereira de Souza 1, 2 Elizete Pereira da Costa 1 Fernanda Aparecida Antunes de Arruda 1 Francinalda Pereira da Silva 1 |
1. Depto. de Organização Escolar, Instituto de Educação - IE/UFMT 2. UFMT |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho encontra-se referenciado a um dos temas que foram abordados na Disciplina História da Educação II, dentre vários teóricos embasamos |
METODOLOGIA: |
Utilizamos como metodologia um levantamento de dados na Escola Pestalozzi de Cuiabá, os estudos foram ampliados com levantamentos bibliográficos deste pensador cujo nome é referência a está instituição. |
RESULTADOS: |
Dentro da proposta pedagógica encontramos o atendimento a alunos com múltiplas deficiências. O ensino é dividido em: Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, sendo esta educação de formação contínua, podendo ser ensinada tanto individualmente ou coletivamente dependendo das necessidades de cada aluno. Nesta associação se prioriza o convívio social a partir de educação especializada, visa levar os deficientes a conviver na sociedade de melhor forma possível. A escola tem por inspiração à filosofia do pensador Pestalozzi, pois acreditam que a educação seja voltada para a sociabilidade, para que eles se integrem na sociedade e obtenham sua autonomia ainda que de forma limitada. |
CONCLUSÃO: |
Através do estudo realizado temos consciência de que o objetivo final da educação Pestalozziana não é o aperfeiçoamento de noções escolares, mas sim de preparo para a vida, tornando o indivíduo não um ser obediente e acomodado, mas sim um ser autônomo. Desta forma, sabemos da importância de aprofundarmos nossos conhecimentos sobre Educação Inclusiva, pois de acordo com as normativas legais, a inclusão dos estudantes com deficiência na rede regular de ensino ocorrerá |
Palavras-chave: Inclusão, Superação, Indivíduo. |