62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINQUEDOS NO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE LÓGICA-RACIONAL NAS CRIANÇAS NO OPERATÓRIO CONCRETO
Maria Patrícia de Araújo Souto 1
Janilson Simões de Azevedo Filho 1
Jilvânia Alves de Lima 1
Josefa Jailma da Silva 1
1. Depto. de Ciências Humanas, Faculdade Maurício de Nassau / FMN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como finalidade relatar uma experiência desenvolvida com a utilização de jogos e brinquedos como recurso didático para ensinar e aprender Matemática. O estudo foi realizado com alunos do 1º ciclo de uma escola da rede municipal da cidade de Parnamirim-RN, referenciando os resultados obtidos através do trabalho com jogos e brincadeiras com regras e suas contribuições para o desenvolvimento da formação lógico-racional dos alunos, além da construção de conhecimentos no campo social, afetivo, corporal e matemático. Mostra-se que o jogo possui duas funções: educativa e lúdica. E o brinquedo traz consigo uma bagagem preciosa de dados e funções específicas para a execução de brincadeiras direcionadas à facilitação dos processos de ensino e de aprendizagem. Estando direcionado a um fim educativo, deve-se embasá-lo e aplicá-lo de maneira pedagógica e científica. Por meio do jogo e da brincadeira a criança amplia seus conhecimentos sobre número, espaço e forma e desenvolve a linguagem matemática em situações de registros que podem ser por meio da oralidade, da escrita ou do desenho quando convidada a pensar sobre suas vivências e experiências.
METODOLOGIA:
Utilizou-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo numa turma do 1º ciclo com observação, aplicação de jogos, brincadeira e o registro. Todas as atividades selecionadas para serem desenvolvidas em sala de aula foram adaptadas de (SANS, DOMINGUES, 2000), alicerçadas em aprendizagens significativas buscando considerar os interesses e as necessidades dos alunos como ponto de partida da ação didática. Usou-se jogos que contribuíssem para melhor esclarecimentos e exposições do significado e praticidade dos conceitos de números, quantidades, classificação, sequenciação, conservação e correspondência, tais quais: Brincando com o dado, Palitos de sorvete, Jogos dos pares, Jogando com números e Jogos com sapatos. As atividades foram desenvolvidas tanto em grupo como individual abrindo possibilidades para a atuação de todos eles, tendo o professor e o grupo de intervenção a função de observar, registrar, orientar e mediar os processos das dinâmicas.
RESULTADOS:
A reflexão sobre o desenvolvimento das atividades possibilitou constatar que as crianças apresentaram melhorias significativas na aprendizagem da Matemática com o usufruto das dinâmicas lúdicas descritas anteriormente. A comprovação desse fato advém da aplicação de atividades com as crianças antes e posterior à experiência, revelando avanços nas aprendizagens de conteúdos matemáticos nos quais os mesmos anteriormente sentiam dificuldades. Outro ponto relevante evidenciado durante a realização das vivências foi a constatação de como o uso dos jogos agiu de maneira motivadora, contribuindo para uma participação mais efetiva dos aprendizes em sala de aula. Os jogos com propósitos matemáticos também ajudou os alunos a se sentirem mais capazes, autônomos e com o auto-conceito e auto-estima elevados. Isso acontece devido a uma das características da atividade lúdica que é a de estimular a cognição de maneira dinâmica e prazerosa, principalmente dos alunos que apresentam algumas dificuldades na aprendizagem matemática.
CONCLUSÃO:
Reitera-se, então, a relevância das atividades lúdicas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica, como também em qualquer disciplina curricular dessa modalidade de ensino. Os resultados permitiram confirmar o quanto os jogos e as brincadeiras podem contribuir significativamente no desenvolvimento cognitivo, físico, moral e social da criança. Por esse motivo, precisa ser concebido, por aqueles que têm a responsabilidade de conduzir o caminhar da criança rumo ao seu desenvolvimento integral, como um importante recurso didático facilitador da aprendizagem. No campo da Matemática, conclui-se que as vivências com o uso de jogos e brincadeiras favoreceram a elaboração de estratégias por parte dos alunos e ampliou suas capacidades, uma das mais afetadas foi a cognitiva, e dela pode-se facilitar as assimilações e acomodações das aprendizagens no campo numérico, tendo também como resultados a visão crítica dos conteúdos estudados, bem como o reconhecimento da contextualidade dos saberes.
Palavras-chave: Jogos, Operatório Concreto, Educação Básica.