62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 5. Fisiologia
EFEITO DO EXTRATO EXTRAÍDO DE FOLHAS DE Cordia Leucocephala Moric. (MOLEQUE-DURO) NO METABOLISMO DE RATOS COM OBESIDADE INDUZIDA
Bruna Raquel Abreu Fernandes Lima 1
Dayane Carla Costa Paiva 1
Francisco Barros Barbosa 2, 1
1. Depto.de Ciências Biológicas, FANAT - UERN
2. Prof. Dr./Orientador
INTRODUÇÃO:
O crescente número de pessoas com obesidade e sobrepeso, vem aumentando o número de pacientes resistentes à insulina e portadores de diabetes mellitus tipo 2 ou com outras desordens metabólicas. Apesar da relativa eficiência no controle dessas patologias pelo tratamento tradicional, existe uma busca constante de terapias alternativas para a doença, como a fitoterapia. Em nível de senso comum, muitas plantas são tidas como potentes instrumentos para a cura de diversas doenças que acometem o homem ou outros animais. A Cordia leucocephala Moric, popularmente como moleque-duro, é um arbusto característico da vegetação de caatinga. Etnomedicinalmente usam-se as folhas e toda a planta contra reumatismos, indigestões, tônico geral, raquitismo e artritismo, assim como possui atividade bactericida e fungicida, porém existem poucos estudos químicos e farmacológicos para esta planta. Este estudo objetivou investigar a eficácia do extrato bruto hidroalcóolico das folhas de Cordia leucocephala Moric. no controle da glicemia e metabolismo lipídico de ratos com obesidade experimental.
METODOLOGIA:
As folhas da espécie vegetal Cordia leucocephala foram submetidas a secagem e maceração e depois submetidas à extração usando etanol e água (7:3). O pó obtido era ressuspendido em água para constituir. Foram utilizados 16 ratos Wistar machos obesos, divididos em grupos de 8 animais: obesos controles (OC) e obesos tratados (OT). A obesidade era determinada pela injeção subcutânea de glutamato monossódico (4g/Kg de peso corporal/dia) durante os 5 primeiros dias de vida. Os experimentos foram iniciados aos 60 dias após a indução da obesidade, e consistiu na administração de uma dose diária do extrato(150 mg/Kg), durante 4 semanas. Animais do grupo controle receberam doses equimolares de NaCl a 0,9%. As coletas de sangue para as dosagens bioquímicas foram realizadas ao fim de cada semana do tratamento. A avaliação do efeito do tratamento foi feita pela dosagem da glicemia, colesterol, triglicérides e albumina de jejum determinada em plasma coletado nas horas 0, 3 e 6 após a administração do extrato. Após as últimas coletas para as dosagens finais os animais foram sacrificados e os órgãos internos (fígado, coração, pulmões e gordura perigonadal) retirados e pesados para serem efetuadas as devidas comparações. Comparações da evolução de peso e índice de Lee também foram efetuadas.
RESULTADOS:
A administração do extrato de Cordia leucocephala Moric. na concentração de 150mg/Kg não apresentou efeito hipoglicemiante em animais obesos (inicial: 100,98 ± 20,77 e final: 102, 21 ± 17,67), e os seus níveis de albumina plasmática (2,83± 0,39) foram inferiores aqueles que não ingeriram o extrato (OC 3,23± 0,37) (p≤0,05, ANOVA, Tukey). Observou-se também que os níveis de colesterol plasmático de ambos os grupos mantiveram-se dentro do nível desejado, OC 97,61± 36,44 OT 85,21± 22,05, contudo animais que receberam a administração do extrato demonstraram diminuição moderada, sendo observado o efeito sobre a sua colesterolemia, e também uma redução nos níveis de triglicérides no decorrer das quatro semanas de tratamento OT Inicial 107,83 ± 27,11 OT final 87,09 ± 21,18 (p≤0,05, ANOVA, Tukey). As medidas morfométricas como peso, gorduras perigonadais e índice de Lee se mostraram alteradas quando comparadas com os controles (p≤0,05, ANOVA, Tukey). Os nossos achados geraram fortes indícios de que a C. leucocephala possui uma possível atividade anticolesterolêmica e redutora dos níveis de triglicéries.
CONCLUSÃO:
O extrato da Cordia leucocephala não apresentou potencial redutor da glicemia plasmática. Contudo, isso não descarta a possibilidade dessa espécie apresentar componentes químicos com efeitos hipoglicemiantes. Estatisticamente foi observada uma atividade anticolinesterásica neste extrato bruto e uma moderada atividade redutora de triglicérides. A ação deste está muito provavelmente envolvida em alguma das várias vias possíveis de sinalização celular que controlam a síntese dos níveis de lipídeos.
Instituição de Fomento: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Palavras-chave: Cordia leucocephala Moric., Obesidade, Diabetes Mellitos.