62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 5. Protozoologia de Parasitos
ATIVIDADE BIOLÓGICA DO COMPOSTO MECD-01 SOBRE FORMAS EPIMASTIGOTAS DE Trypanosoma cruzi
Taciana Mirely Maciel Higino 1
Enéias César Santos Targino de Souza 2
Amanda Silva dos Santos Aliança 1
Jana Messias Sandes 1
Petrônio Athayde-Filho 2
Regina Célia Bressan Queiroz de Figueiredo 3
1. Depto. de Microbiologia CPqAM/FIOCRUZ
2. Laboratório de Pesquisa em Bioenergia e Síntese Orgânica - LPBS/UFPB
3. Profª Drª/ Orientadora, Depto. de Microbiologia CPqAM/FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:

As patologias causadas por protozoários flagelados tais como a doença de Chagas, agente etiológico Trypanosoma cruzi, são responsáveis por causar sofrimento com altos índices de morbidade e de mortalidade às populações afetadas. Segundo a OMS a doença de Chagas atinge 16-18 milhões de pessoas e cerca de 90 milhões estão em áreas de risco na América Latina. O tratamento atual é restrito ao benznidazol, visto que o Nifurtimox teve seu uso descontinuado. Estas drogas são ativas na fase aguda da doença, mas apresentam eficácia limitada contra a fase crônica da mesma além de poder causar toxicidade sistêmica, efeitos colaterais e mutagênicos. Por estes motivos, pesquisas por novos quimioterápicos contra esta doença são necessárias. Compostos mesoiônicos são objetos de pesquisas há quase treze anos. O grande interesse nessa classe de heterocíclicos se deve ao grande número de aplicações biológicas e tecnológicas, no entanto são poucos os trabalhos relatando a atividade destes compostos sobre tripanosomatídeos. Desta maneira, o objetivo desse trabalho foi avaliar a atividade biológica do composto mesoiônico MECD-01 sobre formas epimatigotas de T. cruzi fornecendo subsídios para o desenvolvimento de um novo fármaco para o tratamento da doença de Chagas.

METODOLOGIA:

O composto MECD-01 foi sintetizado no Laboratório de Pesquisa em Bioenergia e Síntese Orgânica - LPBS/UFPB. Em seguida o composto foi dissolvido em dimetilsulfóxido (DMSO) à concentração de 20 mg/mL e mantido à temperatura ambiente. Essa solução foi posteriormente diluída a diferentes concentrações para os experimentos. Formas epimastigotas de Trypanosoma cruzi foram coletadas na fase log de crescimento (2x106 parasitas/mL) e incubadas em meio LIT, suplementado com 10% de SFB, a 28°C, por até 72 horas, na presença ou ausência de diferentes concentrações (7,5 µg/mL a 240 µg/mL) do MECD-01. A densidade celular foi analisada por contagem direta em câmara de Neubauer e a IC50 (concentração que inibe 50% do crescimento celular do parasita) foi determinada por regressão linear obtida pelo software SPSS 8.0. Foram realizados 2 experimentos independentes em triplicata.

RESULTADOS:

O tratamento com o composto heterocíclico MECD-01 inibiu fortemente o crescimento de formas epimastigotas de T. cruzi, quando comparado com o controle, apresentando uma IC50/48h de 12,8 ± 5,4 µg/mL. Foi observado um efeito dose-tempo dependente com inibição de 100% de crescimento na concentração de 60 µg/mL já com 24h de tratamento. Estudos realizados com outros compostos do mesmo grupo em Leishmania sp  apresentaram valor de IC50 chegando ao patamar de  64,18 µg/mL, mostrando que o MECD-01 foi mais ativo contra o agente etiológico da doença de Chagas evidenciado pelo baixo valor da IC50 obtida.

CONCLUSÃO:

Apesar de mais estudos serem necessários, o resultado obtido sugere o uso do composto MECD-01 como possível agente quimioterápico contra a doença de Chagas.

Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Trypanosoma cruzi, MECD-01, Atividade biológica.