62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
EN(CE)SINAR: TENSÕES E DESLOCAMENTOS DIDÁTICOS NAS PRÁTICAS DA PERFORMANCE ARTE
Naira Ciotti 1
André Luiz Rodrigues Bezerra 1
Chrystine Pereira da Silva 1
Felipe Cabral Fagundes 1
1. Departamento de Artes, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/UFRN
INTRODUÇÃO:
O projeto de pesquisa Pedagogias da Performance possui como nuance investigativa novas proposições não apenas para os diversos campos artísticos tocados pelas questões performativas, mas para os demais campos de conhecimento, especificamente dentro de nosso recorte: a pedagogia. Alia às suas expectativas o trabalho de ação integrada que reflete sobre os três campos sob os quais se organiza a Universidade, Extensão, Pesquisa e Ensino. Das sugestões advindas deste cenário, a proposição que enuncia esta pesquisa é, em primeira instância, ligada ao teatro do encenador alemão Bertolt Brecht, no que concerne ao campo específico das peças didáticas, que designam uma categoria de qualidade pedagógica que tem como função o ensino àqueles que representam, e são simultaneamente contingência de produção artística e de reflexão teórico-crítica sobre o teatro e os territórios de inflexão social e política instituídos neste. As peças didáticas foram articuladas e compreendidas por Brecht como um dispositivo de relações, organizadas entre ações/discursos produzidos, sujeitos/comportamentos vividos, ensinar/aprender reunidos, e planos/fluxos que interligam e perpassam os espaços anteriores em todas as suas categorias.
METODOLOGIA:
Buscamos através de uma interface tecer relações que explicitem imbricamentos tensivos e fluxos de deslocamentos a partir das práticas da performance arte, no que concerne a sua produção na cidade do Natal no âmbito universitário. Por meio do registro videográfico das aulas, cenas e práticas do componente curricular Encenação, e o acompanhamento de seus protocolos de aula, foram observados paralelos que emergem na criação e investigação de cenas operando transições entre aspectos, reconhecidamente denominados sob a alcunha de teatro, e certa variação de estratégias e composições criativas processuais que demonstraram maior ênfase não apenas na dinâmica representacional, mas também em elementos de composição e reflexão cênica, como a ênfase na construção processual, noções de valorização do plano sensível e a desconstrução de convenções espaciais e conceituais. Nomeamos essas estratégias como Emergências Pedagógicas, pois são voltadas em sua maioria ao estabelecimento de uma relação de recepção e interatividade diferenciada que trazem em seus pressupostos a discussão das próprias proposições da cena por parte daqueles que compartilham desta, e não apenas a assistem.
RESULTADOS:
O espaço tensivo entre os aspectos da experiência didática estão simultaneamente presentes nos caracteres macropolíticos e micropolíticos (ROLNIK: 2009) em constante tensão. As passagens sugeridas pela natureza dupla do signo no teatro são, de um lado, caracterizadas por uma estrutura mimética, marcadas por uma macropolítica de movimentos mais duros, de derivação e cópia circunstancialmente modelares, e, de outro, marcadas por uma performatividade (FERNANDES, 1996), ligada mais intimamente a uma micropolítica, da ambiência relacionada ao corpo que põe em movimento e questiona o signo. Nossa hipótese é que se produzem constantes aproximações e afastamentos entre o teatro e a performance, sendo o primeiro um espaço constituído historicamente em grande parte como zona de representação dos itinerários humanos sob a perspectiva de sua ficcionalização, e a última, arte que pode ser definida como aquela na qual o artista é o protagonista de sua obra, a obra em si, onde o corpo humano atua como sujeito e força motriz da linguagem cênica.
CONCLUSÃO:
A partir destes padrões de reconhecimento possibilitados pelo material de registro e acompanhamento processual da composição dos diversos aspectos da cena, música, atores-performers, iluminação, figurino, dentre outros, pudemos notar que as principais características destas produções são "sua multivocalidade e a inevitável combinação de mídias e meios visuais e verbais, atentando-nos para a necessidade da construção de conceitos novos para essa pedagogia da performance" (CIOTTI, 2005), que deve ser composta por estruturas possíveis, que en(ce)sinam a cena enquanto a aprendem, e não por enredos fechados. É neste aspecto do encenar enquanto ensinar e aprender simultaneamente, que se localiza o enfoque brechtiano sobre o caráter didático de sua proposta ao teatro, que não é somente a possibilidade de uma vivência compartilhada, de modo passivamente privado de influxos de poder, mas pelo contrário como um espaço onde atuam forças diretas e indiretas de sua condição de ser num espaço social, mutuamente micropolítico e macropolítico, trazendo constantemente como material de desconstrução, processo compreendido por Derrida (1998) como o "a um passo do método", a performatividade para a reflexão sobre a cena.
Instituição de Fomento: Cnpq
Palavras-chave: Arte, Performance, Peças Didáticas.