62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO NA COMUNIDADE DE SÃO BENTO, SALINÓPOLIS, PA: CARACTERIZAÇÃO DE QUINTAIS AGROFLORESTAIS
Ellen Gleyce da Silva Lima 1
Milena Borges Santa Brígida 1
Daiana Carolina Antunes Monteiro 1
Marli Maria de Mattos 2
Silvio Brienza Júnior 3
1. Universidade Federal Rural da Amazônia /UFRA
2. Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social Ambiental do Pará
3. Embrapa Amazônia Oriental /Orientador
INTRODUÇÃO:
Na agricultura familiar amazônica é comum a existência de quintais agroflorestais nas propriedades agrícolas. Nesses quintais são encontrados geralmente culturas agrícolas de múltiplos usos, árvores frutíferas, plantas medicinais, além de animais. Este sistema de uso da propriedade também chamado de horto caseiro ou pomar caseiro possui importância econômica e sócio-ambiental por fornecer várias formas de bens e serviços, com contribuição significativa para a segurança alimentar (ROSA et al., 1998; LUNZ, 2007). O conhecimento da composição das espécies do quintal é importante para um melhor manejo da área e uma garantia alimentar da família. A aplicação de diagnóstico rápido participativo (DRP) em comunidades rurais é um processo colaborativo e de aprendizagem intensivo, sistemático e semi-estruturado. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a composição de quintais caseiros de algumas propriedades da Comunidade de São Bento, Município de Salinópolis, Pará.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida como parte da aplicação da metodologia do Diagnóstico Rural Participativo - DRP (SCHONHUTH & KIEVELITZ, 1994) na comunidade de São Bento, município de Salinópolis (PA), realizada em setembro de 2009. No total foram avaliados sete quintais agroflorestais de propriedades da comunidade, selecionados de forma aleatória. O levantamento consistiu de visitas aos quintais, entrevistas com questões simples, breves e observação direta. No levantamento não foi levado em consideração à existência de plantas ornamentais que são geralmente encontradas nos quintais.
RESULTADOS:
No geral, foram identificadas 46 espécies vegetais, sendo que 63% são frutíferas, 24% medicinais, 10,9% madeireiras e 2,1% utilizadas para condimento e outros usos. Do grupo das espécies frutíferas destacam-se banana (Musa sp), laranja (Citrus sp) e açaí (Euterpe oleraceae). A preferência dos agricultores por essas espécies reforça a importância da segurança alimentar da família. Quanto às plantas medicinais foram observadas 11 espécies com destaque para: hortelãzinho (Mentha sp), elixir paregórico (Piper calosum), gengibre (Zingiber sp) e pirarucu (Bryophyllum calicinum). Em quintais caseiros é comum o uso de plantas medicinais para o tratamento de doenças corriqueiras como cólica intestinal, resfriado, dor de cabeça, entre outras. A presença de espécies madeireiras nos quintais é importante do ponto vista do fornecimento de madeira para diferentes usos domésticos como construção rural, lenha, entre outros. E, portanto, pode representar uma economia de recurso financeiro para o agricultor, já que este não terá gastos externos. No caso das espécies usadas como condimentos, os agricultores citaram apenas urucum e diferentes tipos de pimenta. Quanto à criação de animais, observou-se galinha, porcos e patos. Constatou-se que esses animais são usados para a alimentação das famílias.
CONCLUSÃO:
Os quintais agroflorestais avaliados possuem grande diversidade de plantas (frutíferas, medicinais, madeireiras e condimentos) e de animais, que garantem às famílias de agricultores complementação alimentar ao longo do ano, eventuais aportes financeiros e também compõem a economia invisível. . De forma geral, os quintais visitados são manejados de maneira simples com alguns tratos culturais. ROSA, L. S.; SILVA, L. C. B; MELO, A. C. G.; CABRAL, W. S. Avaliação e diversificação de quintais agroflorestais na Comunidade de Murini-Benfica, Município de Benevides - Para. In: Congresso Brasileiro em Sistemas Agroflorestais, 1998, Belém, PA. Resumos... 5p. Belém: EMBRAPA/CPATU, 1998. SCHÖNHUTH, M.; KIEVELITZ, U. Diagnóstico rural rápido, diagnóstico rural participativo, métodos participativos de diagnóstico y planificación en la cooperación AL desarrollo: una introducción comentada. Eschborn: GTZ, 1994. LUNZ, A. M. P. Quintais agroflorestais e o cultivo de espécies frutíferas na Amazônia. Rev.Bras. de Agroecologia vol.2 nº.2. 4p. (2007).
Instituição de Fomento: EMBRAPA - ITTO. Projeto "Conservação e recuperação de áreas degradadas em unidades de produção familiar na Amazônia brasileira"-INOVAGRI.
Palavras-chave: Sistemas Agroflorestais, Segurança alimentar, Agricultura familiar.