62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ANÁLISE DE PARÂMETROS REOLÓGICOS DE PASTAS CIMENTÍCIAS FLUIDAS COM ADIÇÃO DE RESÍDUO DE MÁRMORE E GRANITO
Celso Luiz dos Santos Romeiro Júnior 1
Ítalo Emanuell dos Santos 1
Karoline Alves Melo Morais 2
Paulo César Correia Gomes 3
1. Centro de Tecnologia, Curso de Eng. Civil, Universidade Federal de Alagoas/UFAL
2. Profa. Msc./Orientadora - Centro de Tecnologia - UFAL
3. Prof. Dr. - Centro de Tecnologia - UFAL
INTRODUÇÃO:
O avanço dos estudos em relação às propriedades do concreto tornou possível a obtenção do concreto autoadensável, um tipo de concreto fluido, com maior facilidade de preenchimento dos espaços estreitos da fôrma. Para a produção desse tipo de concreto, se faz necessário o acréscimo de um aditivo superplastificante, o qual é responsável pela fluidez da mistura. Entretanto, uma elevada fluidez tem como conseqüência a diminuição da viscosidade, fazendo com que a pasta fique menos coesa, o que pode gerar a segregação. Desse modo, a adição mineral aparece como importante componente da pasta cimentícia fluida, e, consequentemente do concreto autoadensável, visto que ele provoca um aumento da viscosidade do produto, diminuindo a probabilidade de ocorrência de segregação na mistura. Esse trabalho se propõe a analisar os valores de viscosidade de pastas cimentícias fluidas, produzidas com Resíduos de Beneficiamento de Mármore e Granito (RBMG) como adição mineral, variando-se o teor desta adição.
METODOLOGIA:
Primeiramente foram produzidas as pastas cimentícias fluidas utilizando-se o cimento CPII F 32, de uso muito comum na região onde foi realizado o estudo, além da adição mineral de RBMG e um superplastificante a base de policarboxilatos. Os parâmetros utilizados para a produção das misturas foram: relação água cimento de 0,5, teor de aditivo de 0,25% da massa de cimento (considerando-se 30% de sólidos) e relação fíler/cimento variando em 0,5 e 0,6. Os ensaios foram realizados pelos autores do presente trabalho no Laboratório de Estrutura e Materiais (LEMA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para a realização das análises foi utilizado um viscosímetro modelo HBDV III da marca Brookfield com geometria de cilindros coaxiais. O software utilizado para auxiliar na interpretação das medições do viscosímetro foi o Rheocalc 32, o qual auxilia ainda na programação do equipamento, onde é possível ajustar o comportamento de parâmetros para análise reológica, como: velocidade inicial do equipamento, tempos de leitura de dados, incrementos de velocidade, entre outros.
RESULTADOS:
Para cada mistura produzida foram feitas 20 leituras de viscosidade pelo equipamento, variando-se a velocidade de rotação e, consequentemente, a taxa de cisalhamento. Para a mistura com relação fíler/cimento de 0,5, foram obtidos valores de viscosidade entre 240 cP e 428 cP. Com essas leituras de viscosidades pontuais e taxas de cisalhamento, foi feito um ajuste para o Modelo de Bingham, que mostrou que a viscosidade da mistura é de 400cP. Para a mistura com relação fíler/cimento com 0,6 obteve-se leituras de viscosidade entre 320 cP e 620 cP, para a qual obteve-se a viscosidade de 541,5 cP. Observa-se que o intervalo de viscosidades lido pelo equipamento, bem como o valor de viscosidade característico da pasta, obtido através do ajuste do Modelo de Bingham, foram menores para as pastas com menor quantidade de adição mineral, ou seja, relação fíler/cimento de 0,5.
CONCLUSÃO:
Com os resultados obtidos para as viscosidades nas pastas cimentícias produzidas, observa-se que a variação do teor de fíler influencia nos valores de viscosidade. Sendo a função do fíler o aumento da viscosidade de pastas cimentícias fluidas para que estas obtenham maior coesão, as análises realizadas se mostraram coerentes com o esperado, já que para misturas com maior teor de fíler, obtiveram-se maiores valores de viscosidade em relação às pastas com menor teor deste material. Isto demonstra a viabilidade do RBMG como adição mineral para a produção de concretos autoadensáveis.
Palavras-chave: Pastas cimentícias, Resíduo de Mármore e Granito, Concreto autoadensável.