62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 5. Fisiologia
EFEITO DO EXTRATO EXTRAÍDO DE FOLHAS DE Cordia Leucocephala Moric. (MOLEQUE-DURO) NO METABOLISMO DE RATOS COM DIABETE INDUZIDA
Dayane Carla Costa Paiva 1
Bruna Raquel Abreu Fernandes Lima 1
Francisco Barros Barbosa 2
1. Depto.de Ciências Biológicas - UERN
2. Prof. Dr./Orientador - Depto.de Ciências Biológicas - UERN
INTRODUÇÃO:

O Diabetes Mellito do tipo 1 é uma doença crônico-degenerativa caracterizada pela hiperglicemia; a ausência de insulina gera o desajuste metabólico e o desenvolvimento de diversas complicações. Milhões de pessoas auto-injetam insulina para compensar a falta do hormônio e esse número vem crescendo em todas as faixas populacionais de nosso país. Mesmo com o controle e eficiência do tratamento tradicional, existe uma busca imutável de terapias alternativas para a doença, como a fitoterapia, que se utiliza de plantas que contenham propriedades terapêuticas ou profiláticas. Nos últimos anos a flora que compõe a caatinga tem recebido atenção especial em função da grande variedade de espécies nativas existentes com potencial terapêutico. A Cordia leucocephala Moric. popularmente conhecida como Moleque-Duro, é um arbusto endêmico dessa vegetação. As folhas e toda a planta são utilizadas em infusos ou decoctos contra reumatismos e indigestões. O xarope das flores é indicado no raquitismo e artritismo. Entretanto os estudos farmacológicos para esta planta do gênero Cordia são escassos. Este estudo objetivou avaliar o efeito do extrato bruto das folhas de C. leucocephala Moric no controle das mudanças metabólicas observadas com o desenvolvimento do Diabetes Mellitus em ratos.

METODOLOGIA:

A espécie vegetal Cordia leucocephala foi coletada no município de Mossoró/RN, as folhas foram submetidas a secagem, maceração e subseqüente extração usando álcool etílico hidratado 7:3(sete partes de etanol para três partes de água destilada). Foram utilizados ratos Wistar albinos machos, divididos em dois grupos de 8 animais cada: diabéticos controles (DC) e diabéticos tratados (DT). A diabete foi instalada em animais com 58 dias de idade, pela injeção subcutânea de Aloxano (150mg/Kg) após um jejum noturno de 12hs. Os experimentos iniciaram com estes animais aos 60 dias de idade e consistiu na administração diária por gavagem de 150 mg/Kg do extrato para o grupo DT e doses equimolares de sol.salina a 0,9% para o grupo DC, durante 28 dias. Nos dias 7, 14, 21 e 28 do tratamento os animais foram colocados em jejum noturno e tinham o sangue coletado via caudal nas horas 0, 3 e 6 após a administração do extrato. A avaliação do tratamento foi feita com os valores das dosagens plasmáticas de glicose, colesterol, triglicerídeos e albumina. Comparações da evolução de peso, consumo alimentar e hídrico também foram efetuadas.

RESULTADOS:

O tratamento de 28 dias com o extrato das folhas de Cordia leucocephala Moric. na concentração de 150mg/Kg não apresentou efeito hipoglicemiante em animais diabéticos; os níveis de triglicerídeos manteve-se estável durante todo o tratamento e dentro dos níveis de normalidade; o colesterol apresentou valores normais recomendados; menores que 200mg/dl sem variações significativas entre os grupos; a albumina plasmática mostrou-se com valores baixos nos dois grupos, porém dentro dos níveis normais. Características clínicas compatíveis com o modelo experimental foram constatadas; o consumo de alimento foi adequado ao porte dos animais, porém o consumo hídrico foi significativamente alto como esperado para animais diabéticos. Os parâmetros foram avaliados com o teste T com p<0,05. Os nossos achados sugerem a avaliação de outros parâmetros bioquímicos com o uso da C. leucocephala para obtenção de um melhor espectro de sua ação no organismo.

CONCLUSÃO:

O extrato das folhas de Cordia leucocephala não apresentou ação na redução da glicemia plasmática neste modelo experimental; sugerimos uma avaliação toxicológica simultânea a um tratamento. Entretanto, isso não descarta a possibilidade dessa espécie apresentar componentes químicos com efeitos benéficos sobre o metabolismo em outro órgão ou com uso de extratos fracionados.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Cordia leucocephala Moric., Diabetes Mellitos, Fitoterápicos.