62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 4. Materiais Odontológicos
EFEITO CITOTÓXICO DE UM GEL CLAREADOR COM 35% DE H2O2 SOBRE CÉLULAS DE LINHAGEM ODONTOBLÁSTICA MDPC-23  
Rafaela Christina Vieira Soares 1
Ana Paula Dias Ribeiro 2
Flávia Zardo Trindade 2
Nancy Tomoko Sacono 3
Carlos Alberto de Souza Costa 1
1. Depto. Fisiologia e Patologia, Fac. de Odontologia de Araraquara - UNESP
2. Depto. Materiais Dentários e Prótese, Fac. de Odontologia de Araraquara - UNESP
3. Depto. Ortodontia e Odontopediatria, Fac. de Odontologia de Araraquara - UNESP
INTRODUÇÃO:

O clareamento dentário de consultório e o clareamento caseiro são duas técnicas amplamente utilizadas para obter dentes mais brancos (AL-SALEHI et al., 2007). O clareamento de consultório é realizado através da aplicação ou não de uma fonte de luz, a fim de acelerar os efeitos do peróxido de hidrogênio (H2O2), sobre as estruturas dentárias (GOKAY, 2000 a,b). Apesar de não se conhecer exatamente os mecanismos pelos quais os dentes são clareados, sabe-se que o baixo peso molecular do H2O2 não só favorece sua difusão através do esmalte e dentina, permitindo a obtenção de dentes mais claros, mas também pode ocasionar danos à polpa (BENETTI et al., 2004). Desde que os odontoblastos são células típicas da polpa e revestem internamente a dentina (GOLDBERG; SMITH, 2004), tem sido relatado que qualquer produto dentário capaz de se difundir através dos tecidos duros do dente terá o odontoblasto como primeira célula alvo para exercer seus efeitos. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a citotoxicidade de um gel clareador com 35% de H2O2 sobre células da linhagem odontoblástica MDPC-23, após 3 aplicações do produto sobre esmalte, caracterizando uma sessão clínica de clareamento dentário. 

METODOLOGIA:

Quinze faces vestibulares de incisivos bovinos foram obtidas em forma de discos de esmalte/dentina.Cada disco foi adaptado numa câmara pulpar artificial (CPA). Para a realização do procedimento clareador, as CPAs foram colocadas nos compartimentos de placas de acrílico esterilizadas, os quais continham 1 mL de meio de cultura completo. As 15 CPAs montadas receberam os seguintes tratamentos da superfície de esmalte (n = 5): G1 - gel clareador (15 minutos); G2: gel clareador (15 minutos) + aplicação de luz halógena (20 segundos) e G3: controle. Este procedimento foi repetido por três vezes consecutivas. Decorrido 12 horas na incubadora o meio de cultura de cada compartimento, foi recolhido, passando agora a ser denominado de extrato. Alíquotas de 500 µL de cada extrato foram aplicadas diretamente sobre as células MDPC-23 previamente cultivadas. O extrato permaneceu em contato com as células por 24 horas em incubadora. Do total de 10 compartimentos utilizados para cada um dos grupos experimentais e controle, sete foram utilizados para avaliação do metabolismo celular (MTT) e três para avaliação da morfologia das células em microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os dados numéricos obtidos pelo teste de MTT foram submetidos à análise estatística de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney.

RESULTADOS:

Dados relativos à viabilidade celular demonstram que considerando o grupo controle como 100% de metabolismo celular, a redução percentual desta atividade das células MDPC-23 observada para os grupos G1 e G2 foi de 92.03% e 82.47%, respectivamente. Entre os grupos G1 e G2 a diferença não foi estatisticamente significante (p < 0,05), sugerindo que o gel clareador foi tóxico para as células pulpares cultivadas, independente de ser ou não submetido à irradiação com luz halógena. Diferença estatisticamente significante foi observada quando os grupos G1 e G2 foram comparados ao grupo controle (G3) (p < 0,05). Em relação a MEV, no grupo controle (G3), observou-se que as células MDPC-23 apresentavam-se ligeiramente alongadas e com múltiplos prolongamentos citoplasmáticos originados de sua membrana, os quais pareciam aderi-las ao substrato de vidro. Nos grupos G1 e G2, onde houve contato das células MDPC-23 com o extrato contendo produtos de difusão do gel clareador, observou-se que um reduzido número de células permaneceu aderido à lamínula de vidro, sugerindo alta taxa de morte celular. Estas poucas células apresentavam tamanho reduzido, morfologia arredondada e com nenhum ou poucos prolongamentos citoplasmáticos em sua membrana.

CONCLUSÃO:

Dentro das condições experimentais da presente pesquisa, foi possível concluir que extratos obtidos a partir da aplicação de um gel clareador com 35% H2O2 sobre discos de esmalte/dentina causam intenso efeito citotóxico para células de linhagem odontoblástica MDPC-23. Este efeito tóxico não é significantemente influenciado quando o gel clareador é fotoativado com luz halógena.

 

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq. e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
Palavras-chave: Clareamento dentário, Odontoblastos, Citotoxicidade.