62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Uso da vitamina C como agente facilitador para o aprendizado de Química no Ensino Médio
Marcia Narcizo Borges 1
Brunno Martins Teixeira 1
1. Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, UFF
INTRODUÇÃO:

O processo de ensino/aprendizagem em Química exige revisões periódicas em seus planos curriculares sendo importante para o professor fazer uma reflexão na perspectiva científica, interdisciplinar e contextualizada.

Para motivar os alunos com relação à aprendizagem de vários conceitos, observou-se que um bom tema motivador para o Ensino de Química seria a Vitamina C. O estudo da vitamina C serve como ponto de ancoragem para a contextualização do ensino, tendo em vista as possibilidades de conteúdos que se pode estudar de maneira interdisciplinar em situações onde os conceitos de Química são facilmente articulados ao cotidiano, como por exemplo, estudo de reações de e oxidação e redução, estequiometria e química orgânica, entre outros. A interdisciplinaridade deste tema pode ser relacionada à descoberta, durante o período das grandes navegações, de que a falta desta vitamina provocava o escorbuto. O estudo desta vitamina também incentiva os alunos a terem bons hábitos alimentares estimulando-os a consumir alimentos naturais ricos em vitamina C. Enfim, em sala de aula é dada ao aluno a oportunidade de gerar para si um conhecimento mais sólido, pois ele terá uma visão do conhecimento de forma global, entendendo que cada fenômeno observado ou vivido está inserido numa rede de relações que lhe dá sentido e significado.

Assim, este trabalho tem por finalidade mostrar como a Vitamina C (ácido ascórbico) foi usada como tema motivador em sala de aula, com a execução de experimentos, tendo em vista sua vasta aplicação em várias situações: apresentando e avaliando os resultados obtidos da aplicação desta proposta.

METODOLOGIA:

Inicialmente com o objetivo de coletar informações sobre experimentos e propostas pré-existentes, foi feita uma pesquisa que foi continuada durante todo o processo de desenvolvimento da proposta metodológica. Pesquisou-se sobre a vitamina C, suas fontes, utilidades e diferentes formas de metodologias e experimentos de Ensino para aplicar e avaliar esta proposta no Ensino de Química.

O projeto foi desenvolvido em uma turma do 3° ano do Ensino Médio. Após a seleção dos experimentos e da metodologia a ser aplicada, um questionário diagnóstico foi respondido pelos alunos. Ao final do projeto, os alunos preencheram um relatório, que avaliava os conteúdos aprendidos e também responderam um questionário avaliativo do projeto.

O experimento feito consistiu em: determinar de forma semi-quantitativa a quantidade de vitamina C encontrada em frutas e sucos, tanto naturais como industrializados e compará-los com os dados mencionados nos rótulos ou na literatura.

RESULTADOS:

O resultado do questionário diagnóstico mostrou que os alunos tem grande familiaridade com o tema proposto. Porém observou-se que eles traziam de uma maneira geral, concepções equivocadas sobre alguns conceitos, principalmente no que dizia respeito a questões relacionadas à solubilidade e concentração de soluções.

Durante o desenvolvimento do projeto todos os alunos participaram ativamente e fizeram pesquisas complementares na literatura sobre o tema, complementando o que foi verificado experimentalmente com o relatado nos livros e outras fontes bibliográficas.

Para determinar o teor de vitamina C nos sucos, foi feita uma titulação com solução de iodo 1%. O método é bem conhecido na literatura, mas foram feitas adaptações usando materiais simples e descartáveis.

No final do experimento, todos foram capazes de calcular corretamente as concentrações de vitamina C que eles encontraram nas suas amostras. Compararam corretamente quais alimentos eram mais ricos e quais eram mais pobres em vitamina C. Vários alunos tiveram dificuldade em comparar os resultados obtidos com as informações dos rótulos das embalagens. Nesses casos, vimos que os alunos se atrapalhavam ao fazer conversões de unidade. Este fato evidencia a necessidade de se ter um trabalho contínuo de proximidade entre o que se aprende na sala de aula com o cotidiano, para que os egressos do Ensino Médio sejam capazes de utilizar o que aprenderam questões simples da vida cotidiana.

CONCLUSÃO:

Vimos que o uso de tema vitamina C funcionou como motivador e atingiu o propósito de facilitar a aprendizagem de alguns conceitos trabalhados no experimento como: cálculos estequiométrico, solução e diluição, reações de oxidação e redução. Além disso proporcionou a discussão de assuntos relacionados ao cotidiano do uso da vitamina C. Os alunos avaliaram  as aulas de maneira bastante positiva. O trabalho também serviu para demonstrar de maneira clara quais eram os pontos nos quais os alunos tinham maior dificuldade, o que nem sempre o professor consegue detectar rapidamente quando a aula é somente expositiva.

Palavras-chave: vitamina C, experimentos, ensino de química.