62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS: QUEBRA - CABEÇA: PARTES ANATÔMICAS DO CORPO HUMANO E JOGO DA MEMÓRIA: DESCOBRINDO SUA SEXUALIDADE
Luciana Gonçalves de Azevedo 1
Rosangela Gonçalves de Azevedo 2
1. Escola do Sesi de Dourados e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
2. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
INTRODUÇÃO:
O termo educação sexual busca esclarecer questões relacionadas ao indivíduo, como suas preferências, prazeres, predisposições ou mesmo experiências sexuais, a descoberta da sua identidade, das atividades sexuais, ficando assim livre de preconceitos e tabus. Esse tema é muito importante, pois aborda diversos assuntos como: identidade sexual, órgãos sexuais, fisiologia reprodutiva, doenças sexualmente transmissíveis (DST), métodos contraceptivos, comportamentos sexuais, dentre outros. Segundo o Ministério da Saúde, os adolescentes e os jovens têm direito de ter acesso a informações e educação em saúde sexual e saúde reprodutiva e de ter acesso a meios e métodos que os auxiliem a evitar uma gravidez não planejada e a prevenir-se contra as doenças sexualmente transmissíveis. A primeira relação sexual está acontecendo cada vez mais cedo. É muito importante que adolescentes e jovens estejam informados sobre sexo seguro, incentivando-se o uso da camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais. Os serviços de saúde devem garantir atendimento aos adolescentes e aos jovens, antes mesmo do início de sua atividade sexual e reprodutiva, para ajudá-los a lidarem com a sua sexualidade de forma positiva e responsável, incentivando comportamentos de prevenção e de autocuidado.
METODOLOGIA:
Trata - se de um trabalho realizado na Escola do Sesi de Dourados - MS no período de outubro de 2009 com 25 adolescentes (entre 14 e 16 anos) da 1ª série do Ensino Médio EBEP (Educação Básica e Educação Profissional), onde os alunos sob a orientação da professora de biologia elaboraram jogos para trabalhar o tema: educação sexual. Inicialmente foi feita uma breve explanação sobre o tema e os alunos responderam a um questionário para avaliar o grau de conhecimento sobre o assunto. Os adolescentes em sua totalidade demonstraram interesse sobre o tema. Posteriormente foram divididos em grupos para criarem formas lúdicas de trabalharem com a educação sexual. Muitas foram às idéias e dentre elas foram selecionadas duas atividades: um quebra - cabeça e um jogo da memória. O quebra - cabeça consiste num jogo das partes anatômicas dos órgãos sexuais masculinos e femininos, bem como o jogo da memória que associa figuras anatômicas a seus respectivos nomes. Durante o tempo que tiveram para fazer tal atividade apresentaram muita ansiedade e euforia, e também algumas dificuldades para finalizar as atividades.
RESULTADOS:
Da análise ao final do jogo foi notório o grau de dificuldade de pelo menos 60% dos adolescentes, tendo em vista o número de erros no jogo do quebra - cabeça, tendo dificuldades em encaixar corretamente as peças, por falta de atenção. 40 % dos alunos foram mais bem sucedidos no jogo, pois disseram que tentaram fazer a associação com o modelo exposto. 45% relatou médias dificuldades para desenvolver o jogo da memória, mesmo com as figuras e os nomes dispostos para associar. 55% foram bem sucedidos no jogo e enfatizaram que a associação do nome a figura facilitou muito o desenvolvimento da atividade. Após a tarefa cumprida fez - se uma mesa redonda para demonstrar a todos o jogo da memória com as corretas associações dos nomes e suas estruturas e também o quebra - cabeça com seus respectivos encaixes. Houve a participação de todos e as dúvidas puderam ser esclarecidas. A enfermeira formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, também contribuiu com a atividade fazendo uma breve palestra sobre a saúde e sexualidade. A mesma foi muito proveitosa e veio ao encontro dos objetivos do trabalho. Os alunos mostraram-se muito satisfeitos e ansiosos para levar a discussão também para suas casas.
CONCLUSÃO:
De acordo com os PCNs os jogos e brincadeiras são elementos muito valiosos no processo de apropriação do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos. Assim conseguimos tratar de um assunto tão importante de uma forma participativa, pois eles estão descobrindo sua sexualidade através da forma lúdica. Cabe aos educadores, aos profissionais da saúde e principalmente à família em estarem abertos ao diálogo para que os adolescentes e jovens sintam-se à vontade para tratar de assuntos como a sexualidade, onde eles descobrirão e aprenderão de forma natural a conduzir a sexualidade em sua vida, obtendo as informações reais no que diz respeito a: saúde, prazer, transmissão de doenças, gravidez, etc. Os adolescentes se interessam muito por esse assunto, mas por vergonha ou até mesmo por opressão dos pais em suas casas, deixam de discutir esse assunto. Todos esses temas devem ser discutidos e estudados de forma minuciosa e sem tabus para que os jovens sintam-se à vontade nessa nova fase de descoberta de suas vidas. Além de ser um processo físico natural, aparentemente simples, merece uma atenção especial por parte dos pais e educadores, para que não seja um fator desencadeante de outros problemas mais sérios como de ordem psicológica, por exemplo.
Palavras-chave: Educação sexual, Conhecimento, Jogos didáticos.