62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho
Teoria dos sistemas e a ação coletiva: Estudo da organização social dos catadores de papelão reciclável da cidade de Manaus.
Maria Cristina Ribeiro de Oliveira 1
Michelle Andreza Pedroza da Silva 1
Therezinha de Jesus Pinto Fraxe 1
1. Centro de Ciências do Ambiente/ NUSEC/ Universidade Federal do Amazonas - UFAM
INTRODUÇÃO:
No mundo contemporâneo, há grandes preocupações em saber como "satisfazer as necessidades da população atual sem comprometer a capacidade de atender as gerações futuras" (LEFF, 2001). Nesse sentido, este estudo pretende analisar o sistema da cadeia produtiva do papelão reciclado e a ação coletiva das associações de catadores da cidade de Manaus. Segundo Calderoni (2003), o Brasil exibe um desempenho muito aquém do já alcançado por vários países. Nesse contexto, enfatiza-se a importância das associações de catadores de papelão reciclável na cidade de Manaus como forma de ação coletiva padrão e modelo de funcionalidade. Nas associações, os catadores de papelão, ocupam o espaço público, criando um pólo distinto como meio de sobrevivência no seio da sociedade e a constituição de novas identidades, como por exemplo, educador ambiental. Assim, as associações são complexas e podem ser pontuadas como trabalho, ação coletiva e organização, pessoas que se unem em prol do coletivo. Deste modo, este estudo contribuirá no conhecimento sobre o complexo sistema da cadeia produtiva do papelão na cidade de Manaus, podendo o mesmo contribuir para a formação de políticas públicas para as organizações e atores sociais envolvidos nesta questão.

 

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada junto às associações e núcleos de catadores que trabalham na coleta e comercialização de aparas de papelão a ser reciclado na cidade de Manaus - AM.

A abordagem metodológica desta pesquisa visou reunir e articular conceitos e ferramentas relevantes ao desenvolvimento de um estudo da ação coletiva e o ambiente nas associações e núcleos de catadores de papelão da cidade de Manaus - AM, mediante a utilização de uma fundamentação teórico-metodológica baseada na coleta de dados quantitativos e qualitativos, através da aplicação de formulários socioeconômicos e entrevistas semi-estruturadas. Estes instrumentos buscam contribuir para a avaliação dos aspectos sociais, ambientais e econômicos nas associações e núcleo de catadores. Esta pesquisa foi dividida em duas etapas na perspectivas analítica. Primeiramente, será realizado um estudo bibliográfico sobre a temática, envolvendo revisão teórica em artigos científicos, livros, teses que envolvem as temáticas ação coletiva, ambiente, resíduos sólidos, dentre outras. No segundo momento, foram realizadas entrevistas e aplicação de formulários com os grupos definidos como "catadores", para identificar e analisar os processos de trabalho dos catadores de papelão, com a cooperação das associações e núcleos pesquisados. No total, foram 46 pessoas que participaram da pesquisa. O Número de participantes foi baseado no número total de associados existentes nas associações de catadores de papelão e nos núcleos de do mesmo seguimento, cerca de 115 catadores de papelão (somente deste ofício) na cidade de Manaus.

 

RESULTADOS:
A reciclagem de papelão é um grande sistema que gira em torno de várias categorias como uma alternativa de geração de renda para determinados atores na sociedade. No entanto não podemos deixar de observar que a catação de papelão não é trabalho nobre, mas um trabalho que ainda perpassa por situações precárias para o trabalho descente em vários âmbitos do ofício digno para um ser humano, como por exemplo, a falta de equipamentos de proteção individual, falta de políticas públicas, precárias condições de trabalho, trabalho autônomo e sem definições de encargos sociais para determinado ator social. Neste sistema, o Estado do Amazonas também encontra-se os Núcleos de Catadores, as associações, as empresas Coletoras, as Recicladoras e outras que forma esse sistema macro na sociedade. O enfoque sistêmico pode ser aplicado à análise global das atividades do ciclo da reciclagem, que em permanente interação com cada ramificação, possibilita a compreensão da importância que tem a interpretação da realidade organizacional como fator chave para a sobrevivência de cada item do ciclo. Dessa constatação interfere-se que o mercado é um fator contingencial que estabelece parâmetros, limites propostas e desafios que têm de ser interpretados e se tornar significativos, de acordo com a escala de valores vigentes no sistema.  É através da construção da realidade, por parte da organização, que os parâmetros e desafios do mercado adquirem significados e estruturam decisões e ações, que serão favoráveis ou não, conforme o nível de ajustamento dessa construção aos limites e à ação coletiva do meio ambiente. Assim, a abordagem sistêmica, visualiza a organização de fora para dentro, do geral para o particular.

 

CONCLUSÃO:
A reciclagem surge como uma das alternativas para o gerenciamento dos resíduos sólidos, que podem ser reutilizados, gerando sustentabilidade socioeconômica e ambiental de seus resultados para sociedade. Nesse sentido, percebe-se que a sociedade é um sistema, onde tudo que é integrador ao mesmo tempo é totalitário. Ou seja, um grande sistema que gira em torno de várias categorias e estas, como alternativa de geração de renda para os atores como, por exemplo, os catadores de materiais recicláveis. Desta maneira, no ciclo sistêmico, as associações trabalham coletivamente, onde a união de esforços resulta em uma forma de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, possibilitando a prática de melhores preços, possibilitando a efetividade de estabelecimentos (indústria de reciclagem) não somente para atores sociais de maneira individual, mas para um conjunto de atores. Assim, o ciclo sistêmico forma uma cadeia produtiva que pode ser iniciada na empresa, no trabalho do catador, com o consumidor e enfim, está sujeito a um olhar macro social e cultural que teremos (como sociedade) no momento da construção desta cadeia.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPS
Palavras-chave: Sistemas, Ação coletiva, Catadores.