62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR/TUTOR DE INFORMÁTICA INSTRUMENTAL DENTRO DO PROGRAMA PRO-LICENCIATURA DA UNB PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DA EAD NO POLO DE PORTO VELHO/RO.
Renata dos Santos Luz de Oliveira 2, 1
Norma Maria Coelho Vieira 2
Neide Borges Pedrosa 3, 2
Geraldo de Magela Carvalho de Oliveira 2
Justo Nelson Araújo Escudero 2
1. Universidade de Brasilia - UNB
2. Universidade Federal de Rondônia - UNIR
3. PUC/SP
INTRODUÇÃO:

Perante as transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade, ponderamos que estamos vivendo tempos de altercação que nos permitem refletir sobre as disparidades sociais. De um modo geral, estamos vivendo a inserção de uma classe atuante na sociedade da educação, em que a inclusão é um meio que favorece potencialidades de uma sociedade mais justa, igualitária para todos; assim a tutoria é uma necessidade dos sistemas de educação à distância, principalmente porque se faz necessário o contato humano no processo ensino-aprendizagem. Observa-se para que haja uma educação de qualidade dentro do curso a distância de Educação Física da UNB (FEFEAD), montou-se um grupo hábil e multidisciplinar, com profissionais qualificados para atuar na educação à distância.

METODOLOGIA:

A proposta da Faculdade de Educação Física à Distância da UnB (FEFEAD) vem de encontro com as necessidades e a demanda de professores leigos de Rondônia (Pólo Porto Velho e Ariquemes - convênio UNIR), que atuam na área sem a devida qualificação exigida, e como a maioria dos alunos vivem em localidades distantes e sem acesso a grande rede e habilidades de manuseio aos computadores, foi feito uma semana de adaptação para que os mesmo pudessem aprender a ligar e desligar-los, navegar na internet e criação de documentos no BrOffice, do qual seriam utilizados para a realização das atividades solicitadas dentro do curso. Foram realizadas atividades pelo processo repetitivo para a memorização dos passos de acesso dentro do Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA´s).

RESULTADOS:

Incluir digitalmente não é exclusivamente "alfabetizar" o indivíduo em informática, mas também melhorar os grupos sociais a partir do manuseio dos computadores. Pois muitos dos nossos alunos nunca haviam colocado a mão em um mouse, e tão poucos tinham noção do que era estar cursando uma faculdade à distância, pois no primeiro impacto foi possível ver os olhos brilharem de emoção por esta em uma Universidade Federal e ao mesmo tempo o medo estampado nos olhos. O curso de licenciatura à distância ao qual estamos inseridos por sua vez vem sendo norteado por uma metodologia pedagógica destinada a beneficiar a ação educativa; assim corroborando na aprendizagem do aluno. É preciso ensiná-las a utilizá-lo em benefício próprio e coletivo.

CONCLUSÃO:

É exatamente o papel do educador que medeia à relação do aluno com a informação a ser transformada em conhecimento; não há mais como negligenciar a presença da educação à distância, pois ela está presente em todas as esferas sociais, e cabe cada profissional em especial da educação física se apropriar dos instrumentos tecnológicos para acompanhar o processo da prática social que está cada vez mais competitivo e exigente nas seleções para mercado de trabalho. Cabe ao professor-tutor ser profissional e ético, irrepreensível, pois ele será o "facilitador e mediador da aprendizagem, motivador, orientador e avaliador". Foi primordial que o tutor no caso da inclusão destes alunos sem pré-requisitos na área de informática inferisse nas dificuldades individualizadas, sobretudo naquelas essenciais a todo processo, que se apresentava como novo para o grupo, habituando-os com paradigmas clássicos de alcance ao conhecimento.

Palavras-chave: inclusão digital, pró-licenciatura, EAD.