62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A IMPLANTAÇÃO DE COMPOSTAGEM COMO PARTE DE UM PROJETO DE SUSTENTABILIDADE EM CONDOMÍNIO RESIDÊNCIAL URBANO
Felipe Ramon Cunha da Silva 1
Djane Pereira Cavalcante 1
Moacir José da Silva Junior 1
Maria Silmara Alves de Santana 1
Wladiana Oliveira Matos 1
Sandro Thomaz Gouveia 1
1. DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA E FISICO-QUIMICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR
INTRODUÇÃO:

O conceito da palavra sustentabilidade tem sido bastante divulgado e empregado em diferentes formas e ações, entretanto a aplicação especificas para situações urbanas ainda carecem de modelos e soluções. A sustentabilidade do ponto de vista ambiental, industrial e energético, tem sido estudada e de certa forma difundida. Contudo, são escassos relato referentes à aplicação da sustentabilidade em condomínios residenciais, seja m verticais ou horizontais. No caso específico dos condomínios horizontais, que se proliferam nas regiões metropolitanas de grandes cidades, exemplo de modelos implantados visando à diminuição de resíduo e seu reuso são escassos, seja pela possível inexistência ou pela condição de segurança na preservação do anonimato. Foi com essa preocupação, que foi desenvolvido um projeto de sustentabilidade em um condomínio de casas residenciais da cidade de Fortaleza, tendo a primeira etapa do projeto concluída, referente à coleta seletiva. Especificamente este trabalho procura descrever o trabalho de pesquisa desenvolvido na elaboração de um modelo de compostagem para reuso da matéria verde gerada a partir da manutenção dos jardins e bosques do referido condomínio.

METODOLOGIA:

Trabalho foi desenvolvido por alunos de graduação do curso de química, juntamente com os moradores do condomínio residencial, constituído por 273 lotes, com ampla área verde (aproxim. 20.000m2) e 125 famílias residentes. O projeto elaborado conta com cinco vertentes: Lixo e Rejeitos, Ambientação, Gerenciamento, Energia e Educação. Nesta etapa, algumas ações foram desenvolvidas nas vertentes de Lixo e Rejeitos. Com relação à questão do Lixo, foi estudado duas formas de compostagem, um com criação de aterros verdes(forma anaeróbica) e outra com formação de pilhas (leiras) forma mista (aeróbica e anaeróbica). Durante esse período que correspondeu a 8 meses de estudos foram avaliados os efeitos do composto gerado, suas eficiência, tempo de execução, custos de implantação, receitas obtidas, entre outros fatores.

RESULTADOS:

O projeto foi elaborado considerando as condições ambientais, sócio-econômicas, culturais e recursos financeiros, tendo um caráter pioneiro. Implantado em outubro de 2007, promoveu como ação inicial a implantação do sistema de coleta de lixo e seu beneficiamento, promovendo uma receita de R$ 30.000,00, entre redução de despesas e recursos extras obtidos. Outro ponto destacado era o grande volume de material verde gerado nas podas e manutenção das áreas verdes do condomínio. Sendo o mesmo recolhido por empresas terceirizadas, o que acarretava um custo de R$10.000,00/ano na contratação da coleta. Mediante a este panorama, inicialmente foi testado um sistema anaeróbico de compostagem sob a forma de aterro, tendo sido confeccionadas 08 valas de medida de 1m3, após 6 meses de estudos observou-se que o produto obtido era de baixa qualidade e de difícil manipulação durante o processo. Paralelamente foi estudado um sistema misto que consistia em produzir leiras de 3x1m com altura de 50 cm, esse material passou a ser revolvido a cada 20 dias. Percebeu-se que o tempo de degradação foi inferior a 3 meses com um produto gerado de elevada qualidade visual e de composição química adequada aos padrões de adubos caseiros. Conseqüentemente foi adquirido um triturador para redução do lixo verde uma vez que os estudos citados foram realizados com o material sem a redução de seu tamanho. Neste caso o tempo de compostagem foi reduzido em 1 mês, otimizando ainda mais o tempo de geração do composto.

 

CONCLUSÃO:

O projeto de sustentabilidade elaborado está sendo um desafio, e a conclusão de sua segunda etapa possibilita concretamente ganhos ambientais e de recursos para o condomínio estudado, além disse permite que as etapas consecutivas deste projeto possam ser implementadas como o reuso da água do sistema de esgoto e o beneficiamento de frutas obtidas nas dependências deste residencial. Quanto ao adubo gerado, este vem sendo sistematicamente usado na adubação de jardins e bosques. Entretanto o volume ainda é reduzido ficando em torno de 2 toneladas/mês. Pretende-se no futuro aproveitar também o lixo verde gerado pelos associados em suas residências, uma vez que todo o projeto foi desenvolvido com o volume de lixo das áreas públicas do residencial.    

 

Instituição de Fomento: sesu/mec
Palavras-chave: : compostagem , sustentabilidade, condominio urbano.