62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
(RES)SIGNIFICANDO UM PROJETO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO COLETIVA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE
Bruna de Almeida Flores 1
Ionice da Silva Debus 1
Marília Regina Hartmann 1
Monique da Silva 1
Valeska Fortes de Oliveira 1
1. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
INTRODUÇÃO:

O trabalho que ora apresentamos é uma parceria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D'Ambrósio. A equipe diretiva da escola solicitou auxílio do grupo de pesquisa para (res)significar o Projeto Pedagógico, sendo este projeto intitulado "Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D'Ambrósio: (res)significando o Projeto Pedagógico em parceria com a universidade". Partindo da ideia de mobilizar toda a comunidade escolar para participar deste processo, realizamos uma instalação, modificando o ambiente escolar, a fim de sensibilizar todos os envolvidos para que refletissem sobre o seu papel na escola e o que seria este documento. Este trabalho tem viabilizado trocas e enriquecido os processos de formação tanto dos docentes como dos pesquisadores. De tal modo, podemos perceber sua importância devido aos resultados obtidos e conseqüentemente, na melhoria significativa tanto das relações pessoais como da estrutura física da escola. Assim sendo, iremos nos deter na narrativa das atividades desenvolvidas durante a semana de instalação, além de apresentarmos alguns resultados obtidos com a urna de sugestões.

METODOLOGIA:

Após uma reunião com as professoras na qual discutimos algumas possibilidades para desenvolver o projeto, chegamos à composição de sua metodologia. Iniciamos com uma mobilização na escola; depois uma caixa de sugestões; questionários com perguntas abertas e fechadas; uma assembléia geral com pais, alunos, funcionários e professores; formação de grupos de trabalho para a discussão e elaboração do documento. No que diz respeito à instalação modificamos o ambiente escolar de diversas maneiras, através de palavras, frases, sons, imagens, espelhos, murais, personagens, diálogos, pinturas, entre outras intervenções que provocaram reflexões e sensações nas pessoas que transitavam pela escola e à comunidade escolar. Propomos questionamentos sobre união, trabalho coletivo, Projeto Pedagógico e escola como um todo, assim, trabalhamos durante uma semana para então introduzirmos a urna de sugestões e questionários. A tabulação da urna ocorreu em duas etapas: análise quantitativa e análise qualitativa. Na primeira, dividimos as sugestões pelos temas similares criando-se categorias, levando em consideração todas as duzentas e três participações, em seguida, na segunda etapa, buscamos os sentidos das escritas dos participantes através de uma análise de tipo hermenêutica.

RESULTADOS:

(Res)significar um Projeto Pedagógico traz consigo uma responsabilidade social frente à comunidade envolvida. Entendemos que a reflexão é um elemento importante, através do qual, cada um pode perceber-se como sujeito ativo na organização e manutenção da escola. Esta premissa se confirmou com o envolvimento da comunidade durante a instalação, assim percebemos que a mesma sentiu-se valorizada, encontrando ali um espaço para falar sobre a escola. Foram solicitadas mudanças como aumento da área coberta, melhorias na biblioteca, na sala de informática, classes e cadeiras novas, ar condicionado nas salas, armários, cobertura e reforma da quadra de esportes, pintura da escola com cores mais alegres, também maior atenção e cuidado com a limpeza da escola. Também, propuseram aulas diferentes com materiais diversos, livros novos, aulas de dança, teatro, gincanas, festas, passeios, brincadeiras e melhoria do ensino, com materiais e professores mais atualizados. Através de algumas solicitações percebemos nas escritas a existência de um distanciamento entre os alunos e um membro da equipe diretiva, assim foi possível visualizar que os discentes não estão alheios a esta e suas atitudes. Logo, reconhecemos sujeitos preocupados com a qualidade do ensino e do ambiente escolar.

CONCLUSÃO:

Durante todo este envolvimento com a Escola Marieta, tentamos olhar para todos os elementos constituintes da escola de maneira singular, levando em consideração o sensível e o modo das sensações, emoções e qualidades. Neste trabalho, nos propomos a auxiliar a escola na (res)significação do seu Projeto Pedagógico sob uma perspectiva mais humana de educação, um olhar atento aos sujeitos que transitam nela, considerando o que não está exposto - o imaginário instituído. Consideramos que o Projeto Pedagógico é mais que um documento, é a representação da escola sobre ela mesma. Sua elaboração é um compromisso de todos os envolvidos com a instituição, demonstrando a realidade escolar, seus objetivos, função, comunidade a qual serve, estrutura física, relações interpessoais, e todos os demais elementos que compõem este universo chamado escola. Felizmente, estão sendo muitas as mãos que contribuem para a (res)significação deste documento - direção, GEPEIS, alunos, pais, professores e funcionários. Isso porque acreditamos que o retrato da escola deve ser feito com traços de toda a comunidade escolar. Assim, compartilhando saberes entre universidade e escola, buscamos torná-lo significativo àqueles que a constituem, esperando que o mesmo seja norteador das ações e planos da instituição.

Palavras-chave: Projeto Pedagógico, Comunidade Escolar, Imaginário Social.