62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
TRAÇANDO CAMINHOS: REFLEXÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO.
Juliana da Costa Ramos 1
Larissa Carla Oliveira da Silva 1
Keyth Saborido Ratis 1
1. Depto. de História e Geografia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
INTRODUÇÃO:
É de nosso interesse abordar questões que envolvam diretamente o ensino de história e analogamente refletir sobre o que significa no contexto pós-moderno a concepção de educação e a compreensão deste processo. Trataremos de  reflexões acerca das principais mudanças ocorridas entre os séculos XX e XXI. Desta maneira postulamos algumas questões como o que é ensinar história na modernidade? Como os profissionais da educação são formados? Buscamos resignificações da própria concepção de história no contexto de mundo globalizado. A fim de trazer novas perspectivas à educação e ao ensino de história. Cremos que se faz de inteira relevância a realização de questionamentos a respeito não só da Educação e mas de seu papel dentro do contexto social, de forma que possa nos permitir a crítica a atuação dos graduandos e futuros docentes, que hoje cursam as áreas de licenciatura em história. Tentaremos trazer ao debate umas das questões mais elementares a respeito da educação, que vai desde a formação do professor, até sua atuação em sala de aula e os reflexos de tais ações para a sociedade.
METODOLOGIA:
Analisaremos as documentações oficiais como a BCC-PE (Bases Curriculares Comuns) e a influência de parâmetros nacionais, leis de diretrizes e bases, ações do MEC (Ministério de Educação) na sua redação. Utilizaremos também ilustrações práticas dessas realidades que são apresentadas no documentário: Pro dia nascer Feliz, de João Jardim, ano 2005; juntamente com literaturas especificas de profissionais que trabalham educação, ensino de história, e também autores que discutam sobre a pós-modernidade e mudanças recentes na sociedade marcada pela indústria de massas e relacionar tais informações com o que é perceptível na prática a respeito das realidades das escolas públicas em Pernambuco. Um ponto norteador em nossa pesquisa é a questão social em qual o contexto educacional se insere, desta maneira podemos dizer que está pesquisa utiliza-se de muitos dos conceitos advindos da sociologia, além de uma analise cronológica sobre os movimentos e pesquisas ocorridos na educação. Ao final dos conflitos das informações apuradas iremos deliberar as discussões sobre as problemáticas surgidas ao longo da analise. E finalmente tentando chegar ao ponto de convergência verificamos a trajetória da educação no momento atual.
RESULTADOS:
Ao analisar a BCC-PE, é perceptível uma preocupação teórica, em adequar os documentos nacionais e LDBENS às realidades de Pernambuco, "O texto ocupa-se também dos eixos metodológicos mobilizadores dos saberes e da aprendizagem... das competências, da interdisciplinaridade e da contextualização... à elaboração do projeto político-pedagógico da escola, no entendimento de que, juntos, professores, alunos, dirigentes, comunidade... estarão em condições de elaborar uma proposta educacional de qualidade que considere a realidade local." [BCC-PE].  Entretanto as aplicações práticas se diferenciam intangivelmente dos modelos apresentados com. "Em que momento nos perdemos entre os acirrados debates críticos que trabalham as melhorias e os avanços necessários a um ensino de qualidade, entre realidades educacionais totalmente adversas a tais perspectivas?" Sobre os problemas didáticos visualizamos a repetição de recortes históricos que são tratados como verdades imaculadas e que sem questionamentos não possuem nenhum poder de estimulo a qualquer individuo. Onde fica claro que a "era da informação" há muito não está sendo acompanhada pelo modelo de escola tradicional e a efemeridade com que as mudanças acontecem refletem diretamente os hábitos da sociedade.
CONCLUSÃO:
Como está pesquisa ainda se apresenta como uma reflexão embrionária acerca de debates maiores e mais complexos referentes a educação, não é de nosso interesse a busca de verdades absolutas. O que trazemos aqui são ensejos de discussões preliminares sobre a situação da educação e do ensino de história para realidade pernambucana. Parafraseando Adorno, a intenção não é discutir para que fins a educação ainda seria necessária, mas sim: para onde a educação deve conduzir. Não como conclusão sobre a pesquisa, mas como uma breve pausa nos debates, "Educação pra quê" seria para nós o termo mais coerente a ser utilizado nesse momento, pois acreditamos que a educação só se modificará quando for pensada em conjunto com ações sociais que englobem conjuntamente as múltiplas identidades sociais. Somos a favor de novas linguagens ao ensino de história como a inserção de atividades ligadas à cultura dentro das salas de aula, entre outros aspectos, que são repetidamente exemplos que dão certo. Para que, deste modo, possamos aproximar didaticamente e socialmente estudantes, professores, comunidade e ações públicas, no que diz respeito aos seus papeis de agentes sociais.
Palavras-chave: Ensino, Didáticas, Linguagens.