62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PONTOS DE UM SISTEMA MICROEMULSIONADO APLICADO NA RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO
Ewerton Richard Fernandes Teixeira 1
Rangel Reis Rocha Teixeira 1
Ana Tereza Queiroz de Barros 1
Afonso Avelino Dantas Neto 1
Tereza N. de Castro Dantas 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
INTRODUÇÃO:

       No Brasil, a indústria petrolífera surgiu há aproximadamente 60 anos com a descoberta de óleo na bacia do Recôncavo baiano. Com o passar do tempo, foram encontradas mais algumas bacias as quais já tinham de 30 a 60 anos de exploração e que atingiram o máximo da sua capacidade de produção por métodos primários e secundários, sendo necessária a utilização de métodos especiais de recuperação. Visando tal problema, este trabalho tem como objetivo comparar a eficiência de recuperação de três pontos de um sistema de microemulsão (ME) aplicando-os na recuperação avançada de petróleo.

METODOLOGIA:

O sistema microemulsionado (SME) foi obtido a partir da metodologia de titulações de frações mássicas em diagrama pseudoternários partindo-se de pontos nos binários C/T e Fa ou C/T e Fo, titulando-se com as fases contrárias em cada binário. A partir da obtenção do SME foram escolhidos 3 pontos na região de microemulsão  para os testes de recuperação avançada de petróleo. No entanto, os pontos foram realizados em plugs de formação Botucatu. Antes do uso, estes plugs foram calcinados a uma temperatura de 700ºC por 6 horas. Posteriormente, foi obtida a porosidade do arenito através da saturação com KCl. As análises de injeção foram realizadas em um sistema de deslocamento de fluidos que consistia basicamente no deslocamento de fluidos em plugs de arenito. A salmoura utilizada como água de formação foi composta de solução de KCl 2%. Com o plug saturado com esta salmoura, foi injetado óleo, à vazão constante, até que fossem atingidos 12vp (volumes porosos) de óleo. Em seguida determinou-se o volume de água remanescente e o volume de óleo retido no plug. O passo seguinte foi iniciar as etapas de recuperação começando com a injeção de 7vp de salmoura, à pressão constante de 2psi, e posteriormente a injeção de 7vp de solução de microemulsão também à pressão constante de 2psi.

RESULTADOS:
Na primeira etapa do experimento foi obtido um diagrama pseudoternário utilizando um tensoativo não-iônico, cotensoativo (n-butanol), fase óleo (querosene) e fase água (água), cujos pontos escolhidos na região de microemulsão foram: A (40%C/T, 58% Fa e 2%Fo), B (60%C/T, 38% Fa e 2%Fo) e C (70% C/T, 28%Fa e 2%Fo). Posteriormente, determinou-se o volume poroso do plug. Com a precisão de simular um reservatório de petróleo, foi necessário saturar o plug com a solução de KCl 2% (água de formação) e em seguida com óleo (petróleo). Nesta mesma etapa, houve o controle na pressão para definir a vazão constante de 2psi, fator importante para determinar a permeabilidade do plug. Após a etapa de saturação, iniciou-se a etapa de recuperação, onde foi injetada a salmoura e em seguida as microemulsões (pontos A, B e C), obtendo, assim, rendimento de recuperação avançada 24,5; 51,72 e 36%, respectivamente, do óleo residual in place.
CONCLUSÃO:

Pode-se concluir que os sistemas microemulsionados são eficientes na recuperação avançada de petróleo. O ponto B apresentou melhor recuperação quando comparado aos pontos A e C. Isto se deve ao fato de uma maior viscosidade, aumentando assim a eficiência de recuperação.

Instituição de Fomento: PETROBRAS
Palavras-chave: SISTEMA MICROEMULSIONADO, RECUPERAÇÃO AVANÇACA DE PETRÓLEO, ROCHA BOTUCATÚ.