62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MARACUJÁ EM DIFERENTES SUBSTRATOS ORGÂNICOS
Ellison Rosario de Oliveira 1
Diego Luiz Oliveira do Nascimento 1
Otiniel Ferreira Nunes 1
Deyvison Andrey Medrado Gonçalves 1
Lorena Lira Leite Sabino 1
Diego Vianna Coimbra da Silva 1
1. Graduandos em Engenharia Agronômica - UFRA
INTRODUÇÃO:

O maracujazeiro (Passiflora edulis) é amplamente distribuído pelos trópicos, havendo mais de 580 espécies, a maioria habitante na América tropical. No Brasil, a variedade mais cultivada é a que produz o maracujá-amarelo ou maracujá-azedo, devido à qualidade desses frutos, ela corresponde a 95% da área cultivada comercialmente. O Brasil é líder na produção de maracujá, porém sua produção ainda é considerada baixa devido à maneira de produzir mudas a partir de sementes, resultando em plantas distintas (Embrapa, 2003). Nos últimos anos o cultivo do maracujá-amarelo vem sendo realizado principalmente por pequenos agricultores, na maioria dos casos com mão-de-obra familiar e poucos recursos financeiros para investir na cultura, de modo que alternativas para reduzir o custo de produção são essenciais para torná-la uma cultura viável. Em termos nutricionais uma alternativa é a substituição do adubo mineral, por produtos de origem vegetal e animal disponível no campo, que além de ter preços mais acessíveis influenciam positivamente com a matéria orgânica as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo (Pires, et al, 2008).

  O objetivo desta pesquisa foi avaliar a germinação de sementes de maracujá em diferentes substratos orgânicos.

METODOLOGIA:

O presente ensaio foi instalado na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, localizada no município de Belém-Pa. O clima é quente e úmido, tipicamente equatorial, tendo influência direta da floresta amazônica, onde as chuvas são constantes.  O experimento foi realizado no período de junho a julho de 2009, utilizando sementes obtidas de frutos maduros comprados em mercado na região de Belém.

As sementes foram passadas em uma peneira, para a retirada do arilo, lavadas em água corrente, colocadas em papel jornal e separadas para secarem a sombra, durante 48 horas. Foram utilizados sacos de polietileno de 15 x 20, cheios com quatro meios de germinação (substrato) diferentes, um sendo testemunha e os outros sendo associados à mesma: terra preta (Testemunha); caroço de açaí; raspa de dendê; casca de castanha. Todos os materiais foram triturados antes de misturados ao terriço, na proporção de 1:1. Sendo feitos 20 sacos de cada amostra, que posteriormente foram casualizados em cinco blocos que ficaram por dois dias em descanso antes de receber cada um três sementes de maracujá. O delineamento utilizado foi blocos casualizados com esquema fatorial 4x2 com cinco repetições. A emergência foi avaliada ao 12° e 24° dia após a semeadura pela percentagem de plântulas emergidas.

RESULTADOS:

Os dados foram submetidos à ANOVA e teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade de erro para a comparação das médias, utilizando-se o software STATISTICA 8.0.

De acordo com os resultados, houve diferença significativa na quantidade de plantas germinadas devido ao substrato, ao tempo de germinação e à interação substrato x Tempo de germinação As maiores quantidades de plantas germinadas foram observadas nas parcelas onde foram utilizados os substratos de casca de castanha associada à terra preta  e caroço de açaí associado à terra preta em 12 dias. E as menores quantidades de plantas germinadas foram encontradas nas parcelas onde foram utilizados os substratos de terra preta e raspa de dendê associado à testemunha em 24 dias.

CONCLUSÃO:

Para a germinação do maracujá, de acordo com os substratos testados, os mais recomendados são os de casca de castanha associado à terra preta e o de caroço de açaí associado à terra preta em 12 dias de incubação, pois influenciam positivamente na germinação dessa cultura, aumentando a quantidade de plantas que serão transplantadas e conseqüentemente a produtividade do viveiro. 

Palavras-chave: Emergência, Passiflora edulis, Meio de germinação.