62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ÁLGEBRA
Jaqueline de Oliveira da Silva 1
1. Departamento de Matemática, CCET, UFRN
INTRODUÇÃO:
Desde sua origem, o ser humano vem aprimorando seus conhecimentos, com o objetivo de facilitar sua caminhada pela vida. Sua capacidade de aprender tem sido capaz de permitir um relativo triunfo sobre as adversidades com as quais se depara. Nesse contexto, os conhecimentos matemáticos adquiridos estiveram sempre estreitamente associados à necessidade prática do ser humano. Certamente, a ciência Matemática surgiu nos primórdios do desenvolvimento da inteligência humana, sendo, portanto, tão antiga quanto a nossa própria história. Desta maneira, podemos classificar sua origem como enigmática, devido à falta de registros que comprovem como realmente ocorreu. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer detalhes a cerca de como ocorreu o processo de resolução e transmissão dos conhecimentos adquiridos e sua importância para a civilização da época. Procura-se também dimensionar a importância da Álgebra nos dias atuais, com intuito de encontrar formas que estimulem a curiosidade, o interesse e a criatividade do aluno, para que explore novas idéias e encontre novos caminhos na resolução de problemas, pois ao observar de uma maneira criteriosa, percebe-se que os conhecimentos matemáticos são capazes de propiciar o desenvolvimento de maneiras ordenadas de pensamento.
METODOLOGIA:
Através de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, procuramos conhecer e compreender a origem e o desenvolvimento histórico da Matemática, dando ênfase à Álgebra, bem como sua inter-relação com outros campos da Matemática juntamente com seus principais contribuintes. Neste sentido, um grupo de alunos da disciplina de Tópicos de História da Matemática da UFRN buscou investigar a história do desenvolvimento da Álgebra a fim de vislumbrar a partir da evolução deste conhecimento suas potencialidades a favor do ensino.
RESULTADOS:
No decorrer desta pesquisa, percebeu-se que a Álgebra unificou diferentes conceitos matemáticos, e que deste modo, alavancou a Matemática que passou a ser usada como um instrumento fundamental na resolução dos seus problemas. Frente ao objetivo supracitado desta pesquisa, constatamos que o desenvolvimento da Álgebra é marcado por três fases: retórica (ou verbal), sincopada e simbólica (ou final). Entre os principais nomes dos estudos algébricos estão Diofante (representante da segunda fase) e Descartes (representante da terceira fase). O primeiro deles introduziu um símbolo para a incógnita, contudo o título de pai da Álgebra ainda lhe é contestado. Já o segundo, descobriu a fórmula dos poliedros e é considerado como o pai da Matemática Moderna. Também é importante considerar os estudos deste último na área da filosofia. Tais conhecimentos contribuíram significativamente na resolução de antigos problemas.
CONCLUSÃO:
Diante desta análise torna-se indiscutível que a tarefa de ensinar requer uma contínua busca de atualização e aperfeiçoamento e, deste modo, o professor de Matemática precisa estar sempre em busca de mais conhecimento em Matemática e de mais informações sobre mecanismos da aprendizagem dessa ciência. Além de conhecer fórmulas de resolução, ele também precisa estar a par de informações sobre a história da origem e das grandes descobertas matemáticas, conhecer curiosidades matemáticas, para que o ensino desta não seja, apenas uma aula de calcular, mas uma aula dinâmica, prazerosa e significante.
Instituição de Fomento: CAPES/PIBID/REUNI/UFRN
Palavras-chave: História, Matemática, Álgebra.