62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
O USO DA COMPUTAÇÃO COOPERATIVA NO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Mayara Kellyangela Farias da Silva 1
Karla Susiane dos Santos Pereira 1
Ednaldo Coelho Pereira 2
1. Depto. de Pós-Graduação em Gestão Estratégica em T.I - IDAAM
2. Profº. Esp./Orientador - Coordenação Geral do Curso de TADS - UEA/AM
INTRODUÇÃO:

A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino, ou processo de ensino e aprendizagem realizado através do uso de ferramentas de apoio como cd, vídeo, internet, computador, onde alunos e professores não mantêm contato pessoal, sendo separados espacial e/ou temporariamente. A Universidade do Estado do Amazonas criou um sistema de ensino baseado na EaD, no qual transmite aulas em tempo real para diversos municípios e, inclusive a capital, através de sinal de satélite e televisores dentro das salas. Este sistema é denominado Sistema Presencial Mediado por Tecnologia (SPMT). Dentre os cursos ministrados, o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) é oferecido em doze municípios do interior do Estado do Amazonas, e em cada um deles as aulas são transmitidas no mesmo horário e sobre o mesmo assunto, diretamente da cidade de Manaus. Nesse sistema a UEA implantou a Computação Cooperativa (CC) e este trabalho analisou o uso da mesma no curso de TADS, bem como seu desempenho no processo ensino e aprendizagem. Dados quantitativos foram utilizados para demonstrar todo o processo de análise o que resultou na descrição do ambiente experimental realizando um comparativo da estrutura antes e depois da utilização da CC.

METODOLOGIA:

O trabalho adotou como metodologia a pesquisa bibliográfica em livros, sites na internet, revistas e artigos científicos com o objetivo de se obter embasamento teórico para o trabalho que também utilizou questionários, sendo que estes foram disponibilizados no site do curso. Foi formulado um para cada envolvido no processo (alunos e professores assistentes e titulares) com questões de múltipla escolha a fim de conhecer as devidas avaliações diante do ambiente virtual de aprendizagem. Foi apresentado o cenário utilizado para a execução do trabalho proposto assim como uma comparação, juntamente com a análise, dos resultados obtidos através das respostas dos questionários. Foi realizada também uma avaliação geral das concepções dos envolvidos depois da implantação da ferramenta no processo ensino e aprendizagem do curso. Os resultados obtidos foram consolidados a fim de que fossem tiradas as informações necessárias para a devida finalização.

 

RESULTADOS:

Foi através do AVA (http://tads.uea.edu.br) que a pesquisa deste trabalho foi realizada. É perceptível a mudança que o AVA trouxe ao curso de graduação de TADS. Segundo os alunos, as ferramentas disponíveis no moodle não substituem a participação do professor assistente até porque a idéia não é substituir recurso humano e sim integrar os alunos que estão separados geograficamente. As pessoas que avaliaram o ambiente com a nota seis e sete alegaram não ter acesso à internet todos os dias, já que não contam com o recurso em casa. Houve ainda a nota oito e meio e nove e meio. Pode-se perceber que a variação nas notas se dá por um mesmo motivo: confundir a real finalidade do ambiente (ferramenta moodle) com a velocidade ou disponibilidade da internet nos municípios em que o curso é oferecido. Por vezes, foi notada a justificativa de que não aplicavam a nota dez devido às quedas na conexão, à demora para carregar a página ou ao difícil acesso à internet, como por exemplo, somente na faculdade. Mesmo aplicando notas não tão boas, e informando a respeito da conectividade, logo em seguida elogiavam o ambiente listando seus benefícios e afirmando que a nova ferramenta implantada no curso está proporcionando uma melhor interatividade principalmente entre alunos e professores titulares.

CONCLUSÃO:

Com tudo que foi exposto, percebemos que o Sistema Presencial Mediado por Tecnologia é a modalidade de ensino utilizada pela Universidade do Estado do Amazonas para vencer as distâncias e as dificuldades de logística que são características da região amazônica. Conforme observado no campo Discussões, a interatividade entre os envolvidos no curso de TADS teve um resultado positivo após a disponibilização da ferramenta a ponto de influenciar no desempenho do aluno e para tanto, não há associação direta ao fato de se acessar freqüentemente o AVA. Este trabalho propôs-se realizar a análise do uso da Computação Cooperativa no curso de TADS como um recurso a mais no auxílio à dissipação de conhecimento. Mesmo com as dificuldades de acesso ao ambiente, no que se refere à conexão, pode-se afirmar que a Computação Cooperativa inserida no ambiente virtual obteve um grande sucesso. Como prova do sucesso da implantação do AVA de TADS, verificamos o incentivo dado pelos próprios alunos quanto à disponibilidade da ferramenta aos demais cursos ministrados pela mesma modalidade de ensino, uma vez que dificilmente algo que não foi bem recebido é indicado.

Palavras-chave: Computação Cooperativa, Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem.