62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
EDUCAÇÃO RURAL NO AMAZONAS: REALIDADES E DESAFIOS VIVENCIADOS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE CALERE NO MUNICÍPIO DE MANAUS
Marineida Rodrigues da Silva 1
Katiania Barbosa de Oliveira 1
Roziana Carvalho Guimarães 1
Gabriel da Silva Rodrigues 1
1. Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO
INTRODUÇÃO:
Considerando as dificuldades que as pessoas da área rural enfrentam todos os dias com relação à educação no campo como o descaso das políticas públicas tornando difícil a viabilidade do processo educacional includente e entendendo-a como prática social e histórica, repensar a formação desses indivíduos é um desafio para todos que estão comprometidos com uma educação que tenha como princípios a construção de uma sociedade sustentável; utilizando os conteúdos com metodologias adequadas à construção do conhecimento científico, a realização da prática experimental, a compreensão e contextualização dos conhecimentos adquiridos para sejam utilizados no cotidiano, tais como: na agricultura familiar e no seu modo de subsistência. Embora a escola ora observada tenha limitações, ainda podemos vislumbrar melhores dias, pois mesmo com os entraves vivenciados pela mesma, ela está equipada com profissionais que acreditam na educação; uma gestão participativa e ativa que visa o trabalho coletivo e não o individual, pois só assim será possível alcançar resultados positivos.
METODOLOGIA:
Durante o processo de elaboração do referido trabalho foi de importante valia o envolvimento de uma equipe na busca de recursos que pudessem nos auxiliar na construção do mesmo, nos reunimos para discutir o tema, formular proposições, questionamentos. Foi realizada visita na escola Municipal Padre Calleri. Esta escola atende desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA está localizada na BR 174, Km 12 na rodovia Manaus - Presidente Figueiredo. Conversamos com a gestora, professores, motorista do ônibus escolar, a zeladora da escola e alunos entre outros, registramos tudo através de fotografias e inclusive gravamos uma entrevista com um aluno da segunda série que muito entusiasmado falou o quanto era gratificante estar na escola e participar de todas as atividades propostas. Como proposta Metodológica para o Ensino de Ciências na zona Rural, sugerimos a Revista Programa Ciência na Escola, que é um programa da FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas, que objetiva incentivar a pesquisa de iniciação cientifica no meio rural a qual dará suportes para um intercâmbio de conhecimentos conforme a realidade dos alunos.
RESULTADOS:
Mesmo com a participação ativa da gestão e da comunidade a Escola Municipal Padre Calleri, enfrenta o desamparo de uma política pública atuante, sendo que a mesma não tem rede telefônica para o acesso à comunicação; quadra esportiva de qualidade que atenda as reais necessidades dos alunos, e o mais grave problema é a pavimentação das estradas que é a via de acesso ao saber, outra questão de grande importância é a segurança precária deixando assim o espaço livre para a violência urbana , mas apesar das intempéries esse ambiente está crescendo no processo educacional, com a elaboração do seu Projeto Político Pedagógico em fase final, podendo assim vislumbrar novos horizontes procurando incorporar à sua dinâmica, programas do governo federal e estadual como, por exemplo, o Programa Ciência na Escola que poderá incentivar o aluno na iniciação científica ''explorando'' o que há de mais rico ao seu redor que é floresta Amazônica e sua biodiversidade e tudo com muita responsabilidade, contribuindo assim para que as crianças de hoje possam ser os futuros cientista de amanhã.
CONCLUSÃO:
Todo cidadão residente no campo tem direito à educação básica de qualidade, vinculada à sua cultura, necessidades humanas e sociais, com propostas pedagógicas diferenciadas que valorizem a sua identidade de homem do campo, aliando de forma sistematizada o saber popular ao saber científico, pois quando o poder público através de suas políticas públicas tem como objetivo o crescimento sóco-econômico de todas as pessoas seja ela do campo ou da cidade, sem preconceitos ou estigmas, ele certamente desenvolverá uma educação que dinamize os conhecimentos dando-lhe artifícios na hora de manipular a terra para usar as tecnologias necessárias para agregar valor ao seu produto tornando o seu meio de sobrevivência mais independente e também lucrativo porque é imprescindível no mundo globalizado em que estamos vivendo, conceber uma escola fora dos programas educacionais e das inovações tecnológicas que estão acontecendo.
Palavras-chave: Educação Rural , Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável.