62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
O SANTO DO PURGATÓRIO: A TRANSFORMAÇÃO MÍSTICA DO CANGACEIRO JARARACA EM HERÓI
Kesia Cristina França Alves 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Nesta pesquisa procura-se narrar a trajetória de um homem comum até se tornar um santo para uma rede de fiéis em Mossoró, Oeste do Rio Grande do Norte. Reconhecemos na história de José Leite Santana, o cangaceiro Jararaca, um terreno apropriado para a construção de caminhos investigativos de como se dá o entrecruzamento de personagens tão díspares quanto o bandido e o santo. A partir das falas dos fiéis tenta-se criar uma narrativa sobre esses deslocamentos de conceitos calcada no mito do herói que aqui aparece como uma faceta da relação do homem com a morte.
METODOLOGIA:
levantamento bibliográfico ; entrevistas qualitativas com fiéis; pesquisa de campo na cidade natal da personagem histórica e em museus e acervos de jornais.
RESULTADOS:
A pesquisa deixou claro o caráter de culto em torno da figura histórica e da recriação do mito do herói na trajetória particular do cangaceiro Jararaca na região Oeste do Rio Grande do Norte.
CONCLUSÃO:
A pesquisa revelou aspectos importantes do fenômeno analisado como características específicas para pensar a produção de mitos no fazer humano.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: mito, religiosidade, comunicação oral.