62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
FORMAÇÃO CONTINUADA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SAEB E PCN DE MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE OLINDA
Maria de Jesus Gomes da Cunha 2, 1
Fabíola Silva de Melo 1, 3
1. Secretaria de Educação e Desporto de Olinda
2. Universidade Estadual Vale do Acaraú
3. Núcleo de Tecnologia Comunicação e Idiomas de Olinda-NTECI
INTRODUÇÃO:

Fazendo uma análise empírica da formação inicial de muitos alunos(as) do curso de Magistério e Pedagogia observei a dificuldade e/ou rejeição na área da educação matemática e questionamos a insuficiência da carga horária dos cursos de formação continuada dos professores(as) polivalentes que atenda às necessidades epistemológicas e a didática que da subsídio na sala de aula, relacionada ao ensino-aprendizagem. Os resultados de proficiência em matemática da avaliação feita pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica- SAEB, nos exames recentes (2003-2005) são baixos na Região Nordeste e bastante preocupante nos provocando a rever o processo de formação continuada dos professores da Rede Municipal de Olinda. Os alunos terminam o Ensino Fundamental com bastante dificuldade em relação aos eixos temáticos, propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais: grandezas e medidas, tratamento da informação, espaço e forma, e números e operações. A importância desta pesquisa é propor a Rede Municipal de Olinda uma formação continuada mais centrada a melhorar o ensino aprendizagem de matemática. É imprescindível incluir nos espaços de discussões os resultados do SAEB e a importância desses resultados para o ensino-aprendizagem.

 

METODOLOGIA:

Nesse contínuo, foi proposto um questionário para uma amostra do corpo docente da Rede Municipal de Olinda, impulsionando a mapear às seguintes inquietações: como Secretaria de Educação de Olinda está direcionando o trabalho de formação dos professores nas séries inicias relacionado ao ensino da matemática a partir dos resultados do SAEB? Qual a relação que os professores têm com o resultado da proficiência matemática no Nordeste divulgado pelo SAEB/2009, especificando este resultado na Rede Municipal de Olinda? Como são trabalhados os eixos temáticos recomendados pelo PCN e qual a relação dos mesmos com os resultados do SAEB? Algumas aulas de matemática foram gravadas, os professores(as) e os técnicos Pedagógicos da Rede Municipal de Olinda que são mediadores no processo de ensino aprendizagem responderam aos questionários relacionados ao SAEB/2009 e aos eixos temáticos de matemática, houve análise documental e bibliográfica do currículo, da proposta da LDB9394/96 e dos resultados do SAEB.

 

RESULTADOS:

Os resultados do SAEB, a proposta metodológica, o currículo da Rede Municipal de Olinda-PE, considerações sobre a LDB-9394/1996 serviram como base no processo de discussão dos baixos resultados. A pesquisa indicou que os resultados do SAEB são mostrados nas reuniões pedagógicas com os coordenadores, porém não existe uma especificidade em relação aos eixos temáticos propostos pelo PCN de matemática. Foi alegado ser insuficiente  o número de capacitações durante o ano letivo e que ainda há carência de cursos de especialização  voltado para o ensino da matemática nas séries iniciais.

 

CONCLUSÃO:

Diante dos resultados foi proposto parcerias entre as Universidades Federais e a Rede Municipal na oferta de cursos de pós-graduação e extensão de matemática direcionados as séries iniciais, visando a melhoria dos índices do SAEB, como também das avaliações de proficiência de matemática e o aumento de  reuniões pedagógicas para o corpo docente com indicações centradas nos eixos temáticos do PCN.

 

Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Olinda
Palavras-chave: SAEB, Eixos temáticos de matemática, Formação continuada.