62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR EM EAD: A CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Fabíola Silva de Melo 1, 2
Flávia Maria dos Santos Vieira 1, 2
Andréa Patrocínio de Oliveira Lira 1, 2
Maria de Jesus Gomes da Cunha 1, 3
1. Secretaria de Educação e Desporto de Olinda
2. Núcleo de Tecnologia Comunicação e Idiomas de Olinda-NTECI
3. Universidade Vale do Acaraú
INTRODUÇÃO:
 

O advento da Internet trouxe a ampliação e a rapidez no acesso à informação, provocando grande parte das mudanças e simbolizando a Sociedade da Informação e Comunicação. É preciso desenvolver uma educação de qualidade através de novas formas de ensinar e aprender. No contexto da construção de uma escola mais democrática e inclusiva, a discussão e problematização sobre a inserção das TICs-Tecnologia da informação e comunicação-, o ensino presencial e a distância, e uma educação que aconteça ao longo de toda vida, estão em foco. Considerando a aprendizagem um processo que possibilita a formação de sujeitos participativos e autônomos, o presente trabalho tem o objetivo de analisar as principais características do projeto do Núcleo de Tecnologia Comunicação e Idiomas-NTECI-com a formação continuada de professores, na modalidade a distância, e as contribuições dessa formação para o ensino-aprendizagem. Contudo, mostrando a importância da utilização das Tics, e que as "modalidades de ensino presencial e a distância não estão competindo em si, pois cada uma tem suas características próprias que podem ser vistas e tratadas de maneira complementar em diversos contextos de ensino e de aprendizagem, permitindo expandir o espaço físico da sala de aula"(Prado e Almeida,2009,p.68).

METODOLOGIA:
 

A presente investigação foi composta intencionalmente por um grupo de 30 professores do Ensino Fundamental, que participaram dos cursos de formação continuada de professores, ministrados pelos multiplicadores, coordenados pelo NTECI e disponibilizados no ambiente EPROINFO-MEC: o curso de Introdução de Educação Digital, com 40 horas, e o curso de Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs, com 120 horas. Com carga horárias distribuídas na modalidade a distância e com encontros presenciais, no período de 2008 e 2009. A pesquisa teve base, a princípio, em investigar como os professores das escolas do município de Olinda, com laboratório de informática, estão implementando na sua prática pedagógica a utilização das TICs. A fundamentação teórica encontra-se nos escritos de autores como MORAN, ALMEIDA, PRADO, BEHRENS, MASETTO, NEVES, entre outros que forneceram suporte científico, aplicado ao contexto deste trabalho. Para o desenvolvimento dessa investigação, de cunho qualitativo, durante um período de três meses, os instrumentos utilizados foram a análise documental e bibliográfica, a entrevista, a observação de vídeos e da aplicação de questionários ministrados aos cursistas na intenção de coletar os dados visando avaliar o trabalho.

RESULTADOS:
 

Através das atividades executadas no ambiente eproinfo os professores da rede utilizaram o computador e acessaram o ambiente nas residências, ou local de trabalho de forma mediatizada com os multiplicadores da rede. Pôde-se observar, de um modo geral, que o uso das tecnologias contribuem para o desenvolvimento das situações de ensino-aprendizagem, de forma autônoma e criativa, colaborando para a melhoria dos programas de formação inicial e continuada dos profissionais da educação, conhecimento das práticas da modalidade em EAD e, ainda, favorecem a dinamização da gestão escolar em função do projeto político-pedagógico. Essas são as potencialidades enfatizadas que poderão ser exploradas nas propostas educacionais das redes públicas de ensino.

CONCLUSÃO:
 

No presente trabalho ficou constatado a mudança de comportamento dos docentes, mediante a autonomia construída na utilização das TIC´s e no ambiente a distância. Desta forma, a formação continuada na modalidade a distância com os professores, prevê horários, que refletem em sua prática a busca incessante de querer encontrar diferentes alternativas de integrar mídias e conhecimento na realização de projetos pedagógicos significativos com o uso da internet. Ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode nos ajudar a rever, a ampliar ea modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender (Moran, 2009).

Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Olinda
Palavras-chave: Formação Continuada, Tecnologias, Mídias.