62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
INTERDISCIPLINARIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FISICA NO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA NO MUNICIPIO DE JI-PARANÁ/RO.
Renata dos Santos Luz de Oliveira 1
Norma Maria Coelho Vieira 1
José de Souza Vieira 1
Geraldo de Magela Carvalho de Oliveira 1
1. Universidade Federal de Rondônia
INTRODUÇÃO:

Trabalhar a interdisciplinaridade na rede pública nos programas de Ensino Médio, não é a mais fácil das tarefas; pois muitos alunos questionam o porquê de certos conteúdos e tão poucos conseguem contextualizá-los em seus cotidianos, gerando rejeição e falta de interesse pelo conteúdo, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem. Entre as disciplinas apontadas pelos alunos, a Física está entre a primeira das disciplinas, assim os professores responsáveis pela disciplina em questão, alvitraram uma experiência durante o ano de 2009 para investigar ferramentas que mitigaram esses problemas. O respectivo experimento visa gerar um documento para o próximo ano onde a escola, utilizará como referência para planejamentos de conteúdos não só para o ensino de física, mas para as demais disciplinas, já que há um alto grau de interdisciplinaridade envolvida em tal situação.

METODOLOGIA:

Para a realização deste estudo foram divididos os conteúdos e turmas, onde os alunos receberam as atividades em foram de trabalhos extras classes, e tinham como desafio pesquisar e montar protótipos utilizando materiais de baixo custo, e explicar os princípios físicos, provocando a curiosidade dos mesmos. Os experimentos realizados pelos alunos foram apresentados a outras classes, após as apresentações foram  passados um questionário de múltipla escolha aos alunos dessa outra classe, pois tínhamos como intenção avaliar os efeitos da experiência quanto sua relação com a interdisciplinaridade, principalmente ao meio ambiente e a contextualização da motivação.

 

RESULTADOS:

Quanto aos resultados da experiência proposta; foi Médio para o nível de dificuldade; e 79% dos alunos aceitaram as experiências e concordaram que ajudam muito nos conteúdos da física, já 92,1% disseram que a atitude dos professores foi ótima e que outros professores deveriam adotá-las. Quanto a Interdisciplinaridade e Contextualização motivacional: as disciplinas melhor relacionadas foram as de Física e Matemática e os conteúdos mais motivadores foram: Efeito Estufa, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável. Todos os alunos comentaram a experiência com outras pessoas fora da escola.

 

CONCLUSÃO:

A experimentação confirmou que o ensino de Física pode ser facilitado com práticas extra classe, contribuindo para uma melhor compreensão dos conteúdos providos, assim como, beneficiar no desenvolvimento das demais disciplinas do Ensino Médio. O alto nível de aceitação, assim como, os resultado obtidos pela experiência revelam que a prática é positiva e deve ser adotada permanentemente na disciplina de Física no Ensino Médio da referida escola da qual foi alvo da experimentação; e compartilhada com as demais que queiram usar dos mesmos métodos.

 

Palavras-chave: interdisciplinaridade, ensino de física, contextualização motivacional.