62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Vagner Ramos Dantas 1
Francisco Ivanio Arruda Alves 1
Soraia Fernanda Costa Inácio 1
José Antônio Novaes da Silva 2
1. Estagiários Dept°. de Biologia Molecular, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
2. Prof. Dr. /Orientador - Dept°. de Biologia Molecular - UFPB
INTRODUÇÃO:
A construção de materiais multimídia para o ensino surgiu como uma excelente forma de transmitir o conhecimento, e vem proporcionando uma maior autogestão em relação ao tempo de estudo, além de melhorias no processo cognitivo. O processo de aprendizagem muitas vezes é prejudicado devido à dificuldade apresentada pelos estudantes, em compreender determinados conteúdos da biologia que necessitam de um maior nível de abstração. Para facilitar este aprendizado são realizadas aulas práticas, mas este recurso nem sempre está disponível, e neste ponto os recursos digitais se tornam importantes, uma vez que possibilitarão a construção de um conteúdo dinâmico e interativo como vídeos e animações, que serão disponibilizados nas plataformas virtuais e em sala de aula. Com os recursos oferecidos atualmente pela internet, é possível disponibilizar os vídeos e animações em diferentes formatos de acordo com a necessidade. Atualmente, este processo tem se tornado cada vez mais viável e acessível, devido a um conjunto de fatores que vão do barateamento e melhoramento da tecnologia ao uso de softwares livres, até mesmo para profissionais com pouco conhecimento técnico. O objetivo deste trabalho é detalhar a metodologia utilizada na produção de materiais multimídia para o ensino de biologia.
METODOLOGIA:
Nossa metodologia visa à máxima interação do grupo em todas as etapas do processo de produção, para isso, realizamos etapas de elaboração em conjunto, minicursos que capacitam à atuação e o entendimento dos demais membros nas diversas atividades dentro do projeto, e reuniões de avaliação da produção em cada etapa. No processo inicial de produção da animação, todo o grupo participa da elaboração e aplicação de questionários, que servirão como fonte para a interpretação das dificuldades de aprendizado em determinados temas. Com os resultados, determinamos um tema para abordagem, eliminando os que já são tratados com sucesso por outros trabalhos, com o intuito de produzir em novos temas. Em seguida, procuramos elaborar roteiros que tratem de assuntos considerados complexos pelos alunos. Com o roteiro, podemos elaborar um storyboard, que segue uma cronologia, detalhando com ilustrações, como representaremos a mensagem do roteiro. A partir do mesmo, podemos definir as técnicas, programas e divisão das atividades a seguir. Estas são as etapas de produção de uma animação: pesquisa, criação de imagens e modelos, implementação no roteiro da animação, conclusão e avaliação do público, correção e disponibilização. Ressaltando que todas as etapas são intercaladas por avaliações do grupo.
RESULTADOS:
Com uma maior interação entre os membros da equipe no processo de produção, foi possível desenvolver animações que atendessem as necessidades apresentadas pelos estudantes do ensino médio, em um curto período de tempo, e também estruturá-las de acordo com os recursos disponíveis aos mesmos. Tendo em vista que a utilização das animações depende dos recursos acessíveis para os estudantes, só foi possível desenvolver e disponibilizar estas animações, com base nos dados apresentados pelos questionários. As animações são desenvolvidas a partir de arquivos de projetos, os quais podem ser editados de acordo com a necessidade. Por estarem sendo desenvolvidas por uma equipe de graduandos do curso de ciências biológicas, com apoio de professores e doutores, estas podem facilmente sofrer alterações, de forma a corrigir erros ou adequá-las aos assuntos atualizados da biologia. Isto é importante, tendo em vista que muitos materiais que são produzidos por empresas contratadas apresentam erros, pois ao se dedicarem na questão estética, acabam pecando na parte informativa. A maior interação do grupo com os estudantes proporciona a produção de materiais mais dinâmicos e atraentes, moldados para o âmbito escolar, e desperta um maior interesse dos graduandos e estudantes pelo conteúdo.
CONCLUSÃO:
Esse trabalho é de grande importância para a formação dos membros participantes do grupo, uma vez que possibilita através da pesquisa e do trabalho em equipe, um maior conhecimento e capacitação na hora de construir estas novas ferramentas de ensino em formato multimídia. Isto se torna essencial hoje em dia, tendo em vista que os estudantes estão cada vez mais em contato com as novas tecnologias, e o conteúdo escolar precisa interagir melhor com elas. Cabe aos profissionais de educação, formular novas maneiras complementares de ensino, como esta, para difundir o conhecimento e atrair a atenção dos estudantes para os assuntos abordados em sala de aula. Tendo em vista que estes assuntos abordados na biologia são imprescindíveis não só em suas formações escolares, mas também no dia a dia destes estudantes. A formulação destes materiais multimídia foi possibilitada pela interação bem estruturada e metódica, de uma equipe de graduandos, que envolveu o nivelamento do conhecimento da equipe com a criação de minicursos e tutoriais, elaborados com conhecimento específico de cada membro. Melhorando a interação e discussão dos resultados e técnicas, assim como a autonomia na criação e aplicação destes materiais multimídia, no campo educacional de cada um dos integrantes.
Instituição de Fomento: Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Palavras-chave: Interatividade, Produção multimídia, Ensino de biologia.