62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
TRANSFORMANDO O MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DA ARTE - EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NUMA COMUNIDADE DE OLINDA/PE
Elisângela Maranhão dos Santos 1
Ednilza Maranhão dos Santos 2
1. Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças
2. Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Academica de Serra Talhada
INTRODUÇÃO:

O bairro de Peixinhos é um dos maiores do município de Olinda, com um alto índice de densidade demográfica (12.234 hab./km²). É uma região heterogênea, com vários problemas urbanos. Dentro desse quadro, as crianças e adolescentes que vivem nesse local se encontram em situação de vulnerabilidade no que diz respeito à sua qualidade de vida, que advém não apenas do descaso do poder público em relação ao bairro, mas também das próprias práticas cotidianas de seus moradores para com o meio-ambiente. A educação ambiental é uma das estratégias mais bem sucedida quando aplicada com compromisso, atuando com ações diretas na melhoria da qualidade de vida numa comunidade. Tendo em vista que as questões ambientais no bairro são um dos problemas mais urgentes a se enfrentar, este estudo teve como objetivo promover, através da arte-educação, a conscientização ambiental de crianças e adolescentes do bairro de Peixinhos e incentivar a sua atuação dentro da comunidade enquanto agentes multiplicadores, no sentido de incitar a mudança de hábitos com relação ao meio ambiente e a formação de uma ética ambiental na comunidade como um todo.

METODOLOGIA:

Foram realizadas, entre agosto/2008 a agosto/2009, várias atividades divididas em três etapas: Módulo I (sensibilização, dinâmica em grupo, vídeos, palestras, pesquisa histórica sobre o rio Beberibe, passeios pelo bairro), Módulo II (reciclagem, transformando lixo em arte, montagem de peças teatrais) e Módulo III (apresentações e exposição dos trabalhos, aberto a comunidade). Os trabalhos foram realizados semanalmente através de atividades na sede do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças (GCASC) e em áreas abertas pré-definidas dentro Bairro. O GCASC é uma organização não governamental com sede própria situada no Bairro de Peixinhos que tem como foco a cidadania, cultura e educação popular há cerca de duas décadas, com a missão de valorizar a vida numa perspectiva de desenvolvimento humano. Como ação realizou-se também a ECOLETA onde foram cadastradas pelos adolescentes catadores e famílias, essas doavam seu lixo aos respectivos catadores. Outra atividade foi "Adote uma árvore" envolvendo também escola estadual da comunidade.

RESULTADOS:

Um total de 150 crianças e adolescentes foram envolvidos no projeto e suas respectivas famílias. Observou-se uma interação positivas durante as atividades realizadas, principalmente nas brincadeiras com as temáticas referentes a meio ambiente, havendo uma total participação em grupo. Ao transformar lixo reciclável em arte foi possível obter objetos como bolsas, bijuterias, utensílios domésticos e pessoais, adereços para eventos culturais, bem como na utilização do lixo como material didático na construção de jogos educativos e apoio didático. A ECOLETA resultou em um cadastro de 60 catadores e 150 famílias promovendo uma mudança de hábito na separação do lixo e com isso facilitando um destino correto para  reutilização. A ação "Adote uma árvore" foi bastante interativa. Os eventos culturais foram destaque além de shows com artistas locais houve também protesto e abaixo assinado para pedir providências emergenciais sobre as questões ambientais como enchentes, doenças endêmicas, proliferação de animais nocivos ao homem. Um das ferramentas mais eficiente como forma de transformação e conscientização é a educação ambiental, vários trabalhos comprovam isso, essa estratégia deve ser continua e com compromisso, isso é que pode fazer a diferença no futuro.

CONCLUSÃO:

Houve uma interação bastante interessante e uma conscientização com todo pessoal envolvido; O envolvimento da comunidade de Peixinhos em debates acerca dos hábitos prejudiciais ao meio-ambiente, da melhoria da qualidade de vida e dos rumos da política ambiental no município foi um fato importante; As ações desenvolvidas promoveram uma maior atuação das crianças e adolescentes envolvidas, havendo um fortalecimento da luta pela melhoria de vida.

Instituição de Fomento: Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças
Palavras-chave: meio ambiente , educação, conservação.