62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
ESTUDOS FLORÍSTICOS E TAXONÔMICOS DE ESPÉCIES DE Helicteres L. (Malvaceae-Helicteroideae) OCORRENTES EM PERNAMBUCO, BRASIL
José Lourenço Soares Brandão Neto 1
George Sidney Baracho 1
1. LBV, Depto. de Biologia, ICB, Universidade de Pernambuco / UPE
INTRODUÇÃO:
Helicteres L. é um gênero da subfamília Helicteroideae (Malvaceae) com cerca de 60 espécies distribuídas em sete seções: Alicteres (Schott & Endl.) Cristóbal, Helicteres, Orthocarpaea DC., Orthothecium (C.Presl) Cristóbal, Polyandria Cristóbal, Sacarolha K.Schum. e Stegogamos Cristóbal. O gênero é pantropical, ocorrendo desde o México até Argentina e Paraguai e, no velho mundo, no sudeste asiático até Austrália. Estudos florísticos e taxonômicos voltados apenas para Helicteres no Brasil são inexistentes, embora seus representantes sejam citados em algumas das principais contribuições florísticas e taxonômicas de Malvaceae sensu lato. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo florístico e taxonômico das espécies pernambucanas de Helicteres, como uma contribuição aos estudos que vêm sendo desenvolvidos para Malvaceae no Brasil.
METODOLOGIA:
Realizou-se um levantamento dos táxons mediante consulta às obras clássicas e coleções depositadas nos herbários HST e PEUFR, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFP, da Universidade Federal de Pernambuco, e IPA, da Empresa Pernambucana de Pesquisas Agropecuárias, além análise de tipos eletrônicos dos herbários F, IPA, NY, RBR e US, complementados por identificações botânicas e observações de campo.
RESULTADOS:
Oito espécies de Helicteres, subordinadas em duas seções (Orthocarpaea DC. e Sacarolha K.Schum.), foram encontradas em Pernambuco: Helicteris brevispira A.St.-Hil., H. eichleri K.Schum., H. macropetala A.St.-Hil., H. mollis C.Presl., H. muscosa Mart., H. ovata Lam., H. velutina K.Schum. e H. vuarame Mart. Destas, quatro são exclusivas da flora brasileira: H. eichleri, encontrada em vegetação de semiárido e cerrado, da Paraíba ao Sergipe e em Goiás; H. muscosa, ocorrente nas regiões Norte (Pará), Nordeste (Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia) e central do país (Mato Grosso e Goiás); H. velutina, encontrada desde o Nordeste (Ceará, Pernambuco e Bahia) ao Sudeste do país (Minas Gerais e São Paulo); e H. vuarame, endêmica das regiões de caatinga e agreste do Nordeste do país, entre os estados do Piauí e Sergipe. Helicteres brevispira é uma espécie encontrada na Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil (do Pará ao Paraná). Helicteres macropetala distribui-se do sul dos Estado Unidos à Argentina, ocorrendo no Brasil apenas nos estados de Goiás e Pernambuco. Helicteres mollis é disjunta entre o México e Brasil e H. ovata encontra-se entre o Peru e Brasil (desde o Nordeste ao Sudeste do país). Para Pernambuco, as espécies distribuem-se desde o litoral ao sertão, em orlas de florestas ou em vegetações secundárias e campos abertos das restingas e caatingas.
CONCLUSÃO:
A diversidade de Helicteres em Pernambuco é estimada, até o presente, em oito espécies em duas seções. No entanto, o acervo de informações sobre a representatividade do gênero no estado ainda é restrito, se comparado a outros gêneros de Malvaceae, o que justifica a necessidade de estudos florísticos e taxonômicos mais amplos e refinados sobre Helicteres em Pernambuco.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE
Palavras-chave: Helicteres, Florística e Taxonomia, Flora de Pernambuco.