G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática |
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O ENSINO DE MATEMÁTICA Á LUZ DA ETNOMATEMÁTICA |
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Wenia Valdevino Félix 1 Maria Isabel da Costa Pereira 1
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1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
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INTRODUÇÃO: |
Este trabalho tem como objetivo mostrar e satisfazer valores matemáticos que estão interligados ao nosso dia-a-dia e que não são notados pelo fato de pessoas prejulgarem que a Matemática é algo abstrato, sem importância e sem nenhuma utilidade no cotidiano. Foi partindo deste princípio que houve a necessidade de uma pesquisa pouco mais aprofundada no que se diz respeito à Etnomatemática - palavra cunhada da junção dos termos techné, mátema e etno - a qual permite ao homem conviver com a realidade natural e sociocultural em que ele está inserido. Deste modo, a Etnomatemática atenta para as conexões da educação matemática com o mundo social mais amplo no qual o cidadão está inserido |
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METODOLOGIA: |
Inspirados nesta investigação sobre a Etnomatemática, iniciamos uma pesquisa com alguns alunos da segunda série do ensino médio da Escola Estadual Castro Alves (localizada no bairro de Nova Descoberta, Natal/RN). Para tanto, selecionamos um grupo de 4 (quatro) alunos da referida turma e encaminhamos uma pesquisa sobre a Matemática usada pelos pedreiros e donas de casa (profissões escolhidas por eles). Neste sentido, os alunos realizaram entrevistas a fim de conhecer as profissões e identificar o auxilio que a Matemática lhes dava no seu cotidiano. A coleta de dados revelou o relato de uso da Matemática em ambos os casos. Após esta coleta, os alunos apresentaram o resultado dos trabalhos na Mostra de Conhecimentos da Escola. Na ocasião, a dona de casa entrevistada compareceu a exposição e contribuiu com a elaboração de algumas receitas que poderiam ser degustadas além da exposição do conteúdo matemático pertinente a sua confecção |
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RESULTADOS: |
O que procuramos abordar neste trabalho foram os conceitos matemáticos que estão presentes no cotidiano de homens e principalmente de mulheres. Ressaltamos também que com a Etnomatemática podemos enxergar a Matemática sendo produzida de modo informal e prático, resgatando a historicidade e a cultura dos povos. |
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CONCLUSÃO: |
Percebemos também que a Etnomatemática é a tendência na qual a Matemática é interdisciplinar e transcultural. Tendo em vista esses resultados, abordaremos neste trabalho uma didática de se conciliar os saberes matemáticos cotidianos com os assuntos abordados em sala de aula à luz da Etnomatemática. |
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Instituição de Fomento: CAPES/PIBID/REUNI/UFRN |
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Palavras-chave: Etnomatemática, Saberes populares, Cotidiano. |