62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 5. Micologia
FUNGOS FILAMENTOSOS ISOLADOS DA RIZOSFERA DE Indigofera suffruticosa Mill
Ana Paula Sant'Anna da Silva 1
Irailton Prazeres dos Santos 1
Marilene da Silva Cavalcanti 1
Vera Lúcia de Menezes Lima 1
1. Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:

Os fungos são organismos eucariotos e heterotróficos, cuja nutrição ocorre por absorção e vivem numa ampla variedade de habitats, dentre eles na rizosfera que é uma região do solo influenciada pelas raízes, com uma diversidade microbiana peculiar e localizada de modo geral desde a superfície da raiz até uma distancia de 1 a 5 mm desta. A comunidade microbiana da rizosfera pode influenciar o crescimento vegetal de maneira benéfica (simbiose, biocontrole, fixação de nitrogênio etc.) neutra ou variável (liberação de enzimas e competição) ou prejudicial (doenças e fitotoxidade). Esta região apresenta número elevado de fungos produtores de metabólitos secundários, como auxina, antibióticos, ácidos, enzimas extracelulares (atividade celulolíticos, amilolíticos proteolíticos, pectinolíticos, ligninolíticos entre outros) com aplicação biotecnológica, sendo também importantes para o conhecimento da própria diversidade e descoberta de novas espécies. Com isto, este trabalho tem por objetivo isolar e identificar os fungos da rizosfera de Indigofera suffruticosa Mill, coletado no município de Igarassu - Pernambuco, para posterior análise do seu potencial biotecnológico.

METODOLOGIA:

 

O material foi coletado da rizosfera de cinco exemplares eqüidistantes de I. suffruticosa, o solo correspondente a cada exemplar foi peneirado e 25g deste sedimento foram transferidos para frascos de Erlenmeyer contendo 225mL de água destilada esterelizada e dessa suspensão foram retirados 10mL e adicionado em Erlenmeyer contendo 990mL de água destilada esterilizada (1: 1.000). Em seguida, da nova suspensão foram retirados 10mL e colocados em Erlenmeyer contendo 40mL de água destilada esterilizada (1:5.000). Da suspensão de 1:5000 foi retirada uma alíquota de 1mL que foi semeada em placas de Petri, em triplicata,  contendo meio Sabouraud e bengalrosa, acrescido de antibiótico (cloranfenicol 50mg/L-1. Após a semeadura, as placas foram incubadas à temperatura ambiente (27±2°C) e, após desenvolvimento (2-4 dias), as colônias foram transferidas para tubos de ensaio contendo Batata-Dextose-Àgar  (BDA) e mantidas nas mesmas condições ambientais até  a identificação das espécies. Quando necessário, as colônias foram transferidas para meios específicos de acordo com a exigência nutricional de cada táxon.

              

RESULTADOS:

Foram isolados um total de 75 fungos sendo 20 Aspergillus Ninger Tiegh, 20  Aspergillus Oryzae (Ahlburg) Cohn, 15 Aspergillus Caespitosus Raper & Thom, 10 Aspergillus Flavus Link, 5 Colletotrichum dematium (Pres.) Grove, e 5 Penicilium  janthinellum Biourge. Esses resultados demonstram que existe uma variedade de gêneros na rizosfera de I. suffruticosa, sendo o gênero Aspergillus o que apresenta maior taxa de colonização. Estudos anteriores relatam a ocorrência de fungos pertencentes aos gêneros Aspergillus e Penicilium isolados de rizosfera do girassol como excelentes produtores de inulases, e ao gênero Colletotrichum, o qual geralmente apresenta alta taxa de colonização como endofítico, como produtores de moléculas potencialmente ativas no combate a microrganismos patogênicos ao homem.

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos neste trabalho demonstram uma rica micobiota existente na rizosfera de I. suffruticosa, e que esses fungos representam um universo a ser explorado e trabalhos neste contexto podem ter aplicação na sustentabilidade da agricultura e de florestas e na produção de novos metabólitos bioativos e enzimas com aplicação biotecnológica, sendo também importantes para o conhecimento da própria diversidade e descoberta de novas espécies.

Instituição de Fomento: Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE
Palavras-chave: Fungos filamentosos, Indigofera suffruticosa, Rizosfera .