62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
REDESCOBRINDO O RIO GRANDE DO NORTE UTILIZANDO AS CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
Jorge Alberto de Lima Júnior 1
Francisco Ednardo Gonçalves 1
Anderson Menezes da Silva 1
Laís Ariane Martins Barbosa 1
Paulo Batista da Silva Junior 1
Wagner Batista dos Santos Silva 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN
INTRODUÇÃO:
O trabalho apresentado cuja temática é "Redescobrindo o Rio Grande do Norte utilizando as Correntes do Pensamento Geográfico" é fruto de um estudo de campo realizado na disciplina Fundamentos da Ciência Geográfica, no curso de Licenciatura Plena em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Durante a referida disciplina estudamos a evolução do pensamento geográfico, destacando os principais paradigmas da geografia, também conhecidas como correntes do pensamento geográfico. Levando em consideração os estudos teóricos desenvolvidos em sala de aula, foi proposta uma atividade de campo pelo Rio Grande do Norte, a fim de compatibilizar teoria e prática, analisando alguns cenários do trajeto selecionado à luz dos paradigmas do pensamento geográfico. A partir dos resultados alcançados surgiu o interesse de elaborar um relato dessa atividade, evidenciando os procedimentos que foram utilizados, nas várias etapas do processo de ensino aprendizagem.
METODOLOGIA:
Para realização desse trabalho utilizamos pesquisa bibliográfica sobre a temática em questão, observações diretas, anotações de campo e entrevistas semi-estruturadas com os moradores dos locais visitados, procurando sempre estabelecer uma relação entre a teoria e a prática por meio de todos os registros e dados disponibilizados. A aula de campo incluiu visitas à vários locais, tais como: o Pico do Cabugi, localizado no município de Lajes; Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizado no município de Itajá; Centro urbano do município de Assú; Cachoeira do Pinga, localizada na Serra de Portalegre; Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada no município de Portalegre; Centro urbano de Pau dos Ferros e Barragem Pública de Pau dos Ferros.
RESULTADOS:
Ensinar Geografia é possibilitar as condições necessárias para que os alunos construam um novo modo de compreender, cientificamente o mundo. A tarefa hoje para a Geografia é a de explicar o mundo, é revisitar o mundo, desvelando efeitos de verdade, redescobrindo significados, desnudando imagens e recuperando identidades. A articulação entre teoria e prática confirmou-se como importante estratégia pedagógica, proporcionando assim experiências significativas. As principais correntes do pensamento geográfico são as seguintes: o determinismo ambiental, o possibilismo, o método regional, a nova geografia, a geografia crítica e a retomada da geografia cultural. Nos trechos visitados durante a aula de campo tivemos a oportunidade de analisar as diversas paisagens, seguindo o referencial analítico de cada corrente do pensamento geográfico. Percebemos a diversidade de aspectos paisagísticos existentes em todo o estado do Rio Grande do Norte, bem como as suas potencialidades sócio-econômicas e ambientais.
CONCLUSÃO:
A experiência da pesquisa na aula de campo foi bastante significativa partindo do pressuposto que podemos atrelar a teoria com a prática, simultaneamente. Enquanto professores/ educadores, em formação, devemos considerar que o estudo de um determinado conteúdo não pode se restringir somente ao abstrato, mas despertar a motivação para a interpretação da realidade que estamos inseridos, auxiliando o processo de ensino aprendizagem. Por meio dessa atividade também foi possível conhecer o nosso estado a partir de uma nova óptica, desconhecida até então por nós. Consideramos extremamente importante a maneira como os conhecimentos geográficos foram abordados, uma vez que foi possível a compreensão de todos, fazendo relação o que foi estudado e o que foi vivenciado.
Palavras-chave: Correntes do Pensamento Geográfico, Ensino de Geografia, Aula de campo.