62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA URBANA DA CIDADE DE SALTO DE PIRAPORA (SP)
Tânia Patrocinia da Silva 1
Minoru Iwakami Beltrão 1
1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
INTRODUÇÃO:
A arborização de ruas e avenidas no Brasil é uma prática relativamente nova em comparação aos países europeus. A arborização contribui agindo sobre o lado físico e mental do homem, constitui-se em eficaz filtro de ar e de ruídos, exerce influência no balanço hídrico, atenua a temperatura e a luminosidade, amortiza o impacto das chuvas além de servir de abrigo à fauna. Quando implantada nas cidades de forma mal planejada ou mal conduzida pode acarretar efeitos negativos para a comunidade como a perda da eficiência da iluminação pública, entupimento de calhas e bueiros, danos em calçada, redes de água, esgoto, gás e galerias de águas pluviais, dificuldades à passagem de veículos e pedestres e interrupções no fornecimento de energia. O objetivo deste trabalho foi identificar as espécies arbóreas e analisar os conflitos entre a arborização viária e outros elementos da paisagem urbana de dois bairros em Salto de Pirapora (SP), com o intuito de auxiliar no planejamento urbano em relação à melhoria da qualidade desse ambiente proporcionado pela vegetação.
METODOLOGIA:
Este estudo foi realizado em Salto de Pirapora, nos bairros Jardim Terras de São João e Jardim Primavera. A cidade encontra-se a 122 km da capital São Paulo, na região sudoeste do estado, ocupando uma área total de 283 km² e núcleo urbano 14,58 km². Segundo projeções censitárias, a cidade contava com uma população total de 42.262 habitantes em 2006. Para a identificação foram coletadas amostras das árvores presentes no calçamento das vias públicas dos dois bairros. Na coleta foram utilizadas tesoura de poda e tesoura de alto poda. No momento da coleta foram observadas características como comportamento das raízes, conflitos, área livre e defeitos físicos e foi realizado um levantamento junto aos moradores para avaliar o sentimento da população em relação à vegetação. A área livre foi medida com o auxílio de uma trena de 10 metros e todos os dados foram anotados em uma planilha.
RESULTADOS:
Foram registradas 64 árvores no Jd. Terras de São João e 76 no Jd. Primavera. As famílias identificadas foram Leguminosae-Caesalpinoideae, Bignoniaceae, Combretaceae, Phytolaccaceae, Palmae, Anacardiaceae, Melastomataceae, Moraceae, Lythraceae, Bombacaceae, Myrtaceae, Leguminosae-Papilionoideae, Rubiaceae, Dilleniaceae e Apocynaceae. Foi observado que 72% do total de indivíduos apresentavam conflitos com edificações, com outra árvore, com o trânsito, com a rede de energia e com a sinalização de trânsito. Em relação à área livre 25% dos indivíduos apresentaram-se sem área livre, 69% pequena área livre e 6% área livre boa. No comportamento das raízes, 30% dos indivíduos estavam com raízes em evidência, 36% raízes não evidentes e 34% raízes subterrâneas. Na análise dos defeitos físicos, 62% dos indivíduos apresentavam defeitos provocados por vandalismo e 89% por poda incorreta. Na entrevista com os moradores, 35 pessoas responderam questões sobre arborização, onde o principal benefício foi o sombreamento e o principal incômodo foi a queda das folhas. Houve indicações de que o plantio da árvore estava correta em relação à calçada, indicações de que um dos cuidados necessários para a manutenção da árvore é a poda e indicações de que a arborização proporciona lazer nos bosques e praças.
CONCLUSÃO:
A arborização urbana nos dois bairros não foi corretamente planejada. As árvores apresentaram raízes danificando e alterando o calçamento, indicando que a profundidade ideal para o plantio da muda não foi devidamente obedecida e que a área livre não estava com seu espaço adequado para o crescimento e desenvolvimento da espécie. É necessária a técnica de poda por profissionais da prefeitura, pois não são todos os moradores que sabem as técnicas ideais para poda. É importante que a prefeitura desenvolva programas de educação ambiental visto que as árvores estavam com defeitos físicos provocados por vandalismo. Apesar dos problemas apresentados, ainda assim a população tem um sentimento positivo em relação à arborização, pois os participantes indicaram que a árvore plantada em frente a sua residência está trazendo benefício e que a arborização tem grande importância para a cidade.
Instituição de Fomento: PIBIC-CEPE
Palavras-chave: Arborização de vias públicas, Vegetação urbana, Salto de Pirapora.