62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
ASPECTOS GERMINATIVOS DE SEMENTES DE Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong SOB DIFERENTES SUBSTRATOS
George Adriano De Lamônica 1
Fernanda Feboli Mansano de Abreu 1
Iohana Weber Both 1
Tatiane Gonçalves de Carvalho 1
Ailton Augusto Fagundes da Silva 1
Joana Maria Ferreira Albrecht 1
1. Departamento de Engenharia Florestal, Faculdade de Engenharia Florestal/UFMT
INTRODUÇÃO:
Estudos sobre a qualidade das sementes têm gerado grande interesse por parte de pesquisadores, principalmente quanto à padronização, aperfeiçoamento e estabelecimento de métodos de análises laboratoriais. A escolha do substrato deve ser realizada em função das exigências da semente. Os mais utilizados para o teste de germinação são: papel, vermiculita, areia e solo. A areia deve ter capacidade de retenção de água e aeração adequada para a germinação (BRASIL, 1992). A vermiculita tem origem mineral, praticamente livre de microrganismos patogênicos e grande capacidade de retenção de água (WENDLING & GATTO, 2002, apud BORBA FILHO, 2006). O papel deve ter textura porosa e capacidade de retenção de água (BRASIL, 1992). A espécie Enterolobium contortisiliquum pertence à subfamília Mimosoidae, suas sementes apresentam dormência e, por sua germinação lenta e irregular, tratamentos de quebra de dormência são indicados. Segundo Rigamonte & Azevedo (2007), as médias mais altas de porcentagem e velocidade de emergência ocorreram quando houve escarificação da semente, sem embebição em água. Esta pesquisa teve o objetivo geral de avaliar a germinação de sementes de Enterolobium contortisiliquum, além de verificar o efeito de diferentes substratos na germinação das sementes dessa espécie.
METODOLOGIA:
O trabalho foi conduzido no Laboratório de Sementes da Universidade Federal de Mato Grosso entre setembro e outubro de 2009. As sementes foram coletadas árvores matrizes localizadas no campus da UFMT. Para a superação da dormência realizou-se o processo de escarificação mecânica oposta ao hilo. Para evitar a proliferação de fungos, as sementes foram tratadas com solução de fungicida e água por 3 min. e colocadas em papel toalha para retirar o excesso da solução. Foram escolhidos quatro substratos: papel mata-borrão; papel germitest; mistura de areia, vermiculita e terra preta; mistura de areia com vermiculita. Para cada tipo de substrato foram utilizadas 100 sementes divididas em quatro repetições de 25 sementes dispostas em caixa do tipo gerbox. Os conjuntos de caixas gerbox foram colocados em bancada, em local acondicionado com temperatura média de 23°C +/- 3°C no Laboratório de Sementes. Foram realizadas leituras diárias durante 20 dias. As sementes germinadas foram retiradas da caixa após a contagem devido ao espaço limitado. Os tratamentos foram dispostos segundo o delineamento completamente casualisado e os dados foram submetidos à Anova, e posteriormente ao teste de Tukey a 5% de probabilidade com auxilio do programa estatístico SisVar.
RESULTADOS:
A porcentagem de germinação foi semelhante em todos os substratos testados, não apresentando diferença significativa estatisticamente, mas podemos observar uma porcentagem de germinação consideravelmente maior para o substrato de Areia+ Vermiculita (55%). Melo et al (2005) testaram o efeito de diferentes substratos na germinação de Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan e constataram melhor germinação nos substratos areia e vermiculita. Alvino e Rayol (2007) também comprovaram maior eficiência do substrato vermiculita para germinação Ochroma pyramidale. Os demais tratamentos apresentaram resultados semelhantes: terra preta + areia + vermiculita 31% germinação; papel germintest 32% germinação; papel mata borrão 21% germinação. Apesar de o papel germitest ter apresentado uma porcentagem de germinação praticamente igual ao substrato terra preta + areia+ vermiculita, o tempo médio de germinação foi muito maior, mas sem diferenças estatísticas. O uso de diferentes substratos não afetou significativamente o tempo médio de germinação (6,02 a 12,54 dias). As sementes foram consideradas germinadas após a emissão da radícula.
CONCLUSÃO:
Sementes de Enterolobium contortisiliquum expressam o melhor potencial fisiológico quando germinadas em mistura de substrato Areia mais Vermiculita, não apresentando nenhuma diferença estatística entre os tratamentos.
Palavras-chave: sementes, substrato, Enterolobium.