62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ASPECTOS SOBRE A BIOLOGIA FLORAL E VISITANTES FLORAIS NA CULTURA NA ABÓBORA (Curcubita moschata L.)
Diogo de Barros Mota Mélo 1
Tiago Silver Lira 2
José Harlisson de Araujo Ferro 1
Érica Michelle Soares Juvenal 1
Cesár Luís de Sousa Lima 1
1. Instituto Federal de Alagoas
2. Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:
A abóbora (Cucurbita moschata) pertence à família Cucurbitaceae, que apresenta cerca de 90 gêneros e 750 espécies adaptadas às regiões tropicais e subtropicais de ambos os hemisférios. As flores estaminadas e pistiladas são pentâmeras, crescem individualmente nas axilas das folhas e possuem cor amarelo intenso. A flor estaminada possui cinco estames com filetes e anteras unidos; a flor pistilada tem ovário ínfero desenvolvido, estilete espesso e, normalmente, três lóbulos estigmáticos. A quantidade de flores estaminadas e pistiladas produzidas é influenciada pelas condições climáticas, número de frutos presentes na planta e parcialmente regulada por fitohormônios. Muitos insetos pertencentes às ordens Hymenoptera, Diptera e Coleoptera têm sido registrados visitando flores de plantas do gênero Cucurbita. Entretanto, os mais importantes insetos polinizadores de Cucurbita spp. são abelhas solitárias, Bombus spp. e Apis mellifera. O objetivo deste trabalho foi obter informações gerais sobre aspectos da polinização da abóbora (Curcubita moschata D.), identificando sua biologia floral, seus visitantes e potenciais polinizadores.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no setor de Olericultura do Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas no período de novembro de 2009 a fevereiro de 2010, no município de Satuba, estado de Alagoas. A área plantada foi de 3025m2, utilizando todos os tratos culturais necessários para condução da cultura. Para obtenção dos dados sobre a biologia floral 30 botões florais foram marcados para coletar os seguintes dados: longevidade da flor, proporção de flores masculinas/femininas, período de antese e receptividade do estigma. Para os visitantes florais foi observada nos 10 primeiros minutos de cada hora (das 05h as 12h) a existência e frequência de visitas das espécies. As mesmas eram coletadas (com rede entomológica) ensacadas, marcadas e identificada à hora da coleta e posteriormente levadas para identificação.
RESULTADOS:
As flores femininas e masculinas começaram a abrir por volta das 4h e 30min e às 5h 20min todas já estavam abertas. O fechamento iniciou às 9h 45min sendo que a maiorias das flores fecharam entre 11h e 11h 30min do mesmo dia, com o murchamento e a torção em espiral da parte apical da corola. Entretanto, foi observado que em dias mais frios a maioria das flores ficava aberta até as 13h, e em temperaturas mais elevadas, as corolas começavam a murchar por volta de 9h. As flores de Cucurbita moschata, assim como as de outras espécies de Cucurbita, têm curta duração. Minussi (2003), trabalhando com uma variedade não especificada de C. moschata em Santa Catarina, obteve resultados um pouco diferentes do observado no presente estudo. Observou que as flores abriam-se por volta de 6:30h e 7:30h, murchando entre 12:00h e 14:00h. O estigma esteve receptivo durante todo o intervalo de tempo em que o teste de receptividade foi realizado. Os resultados obtidos sobre a receptividade do estigma assemelhamse aos encontrados por Nepi & Pacini (1993) e Alves (2000) para C. pepo. A proporção de flores masculinas/femininas foi de 3,4/1. Trigona spinipes e Apis mellifera foram os visitantes mais freqüentes. As demais espécies de abelhas, apesar de serem observadas em menor proporção, forrageavam a procura de néctar e carregavam pólen, tal como as abelhas mais freqüentes.
CONCLUSÃO:
Percebe-se que a visita de insetos na flor da abóbora é de fundamental importância para a fecundação e frutificação da espécie. O grande número de visitantes e grande diversidade influi numa maior produção de frutos e conseqüentemente maior produtividade por área.
Instituição de Fomento: Instituo Federal de Alagoas
Palavras-chave: Polinização, Curcubitacea, Abóbora.