62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DO VIGOR DE PLÂNTULAS DE ABIEIRO (Pouteria caimito (Ruiz & Pav.) Radlk.) EM FUNÇÂO DO TAMANHO DA SEMENTE
Suelen Naiara Rosa Dos Anjos 1
Andrezza Soares Ferreira 1
Eduardo Cardoso Rodrigues 1
Rengles De Oliveira Menezes 1
Eniel David Cruz 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
2. EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL
INTRODUÇÃO:
O tamanho das sementes pode influenciar sobre a qualidade fisiológica dessas provocando problemas na germinação, emergência, velocidade de emergência ou no desenvolvimento inicial da plântula. Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do tamanho de sementes de abiu (Pouteria caimito (Ruiz & Pav.) Radlk.) na emergência e no desenvolvimento inicial de plântulas.

 

METODOLOGIA:
As sementes foram removidas manualmente de frutos maduros e imersas em água por 24 horas para remoção da polpa. Posteriormente, foram lavadas em água corrente e secas por 24 horas em ambiente sem controle de temperatura e umidade relativa do ar. As sementes foram divididas em três classes de acordo com o comprimento: pequenas (<38 mm), médias (38-42 mm) e grandes (>42 mm) que consistiram os tratamentos do experimento. A semeadura foi efetuada em substrato constituído de areia e serragem na proporção de 1:1,  aquecido a 100oC por duas horas. As variáveis avaliadas foram: emergência de plântulas (E), índice de velocidade de emergência (IVE), porcentagens de germinação (G), de sementes mortas (SM) e de plântulas anormais (PA), diâmetro do epicótilo (DE), comprimento do epicótilo (CE) e da raiz, massa seca do epicótilo (MSE), da folha (MSF) e da raiz (MSR). O número de plântulas emersas foi quantificado diariamente durante todo o período experimental (34 dias). Após o encerramento do experimento, as plântulas foram removidas do substrato e quantificadas as demais variáveis. A análise estatística consistiu de análise de variância e os tratamentos comparados pelo teste de Tukey (P0,05).

 

RESULTADOS:

Não foram detectadas diferenças significativas (P>0,05) entre as variáveis dias para iniciar a emergência (DIE), índice de velocidade de emergência (IVE), porcentagens de germinação (G), de sementes mortas (SM)e de plântulas anormais (PA). Entretanto para a porcentagem de emergência (E) houve diferença entre os tratamentos (P≤0,05) com maiores porcentagens para as sementes médias e grandes. As variáveis E, DE, CE, MSF, MSE e MSR apresentaram diferenças estatísticas entre os tratamentos.

 

CONCLUSÃO:

Recomenda-se que mudas de abieiro sejam produzidas com sementes médias e grandes.

Instituição de Fomento: EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL e UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
Palavras-chave: emergência, velocidade de emergência, germinação.