62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A MEDIAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO TÉCNICO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE COM BASE NUM PROJETO DE ENSINO CTS.
Fábio Lustosa Souza 1
Ana Cristina Souza dos Santos 2
1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO/DEQUI
2. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho pretende discutir a mediação interdisciplinar na construção de um projeto de ensino de Química para o Curso Técnico em Agroindústria. Desta forma, entende-se que as discussões derivadas desta pesquisa poderão contribuir para a elaboração de um projeto curricular para uma formação do Técnico em Agroindústria na perspectiva CTS.

A pesquisa é também pautada na concepção de investigação-ação, sob a influência de educadores como Paulo Freire (1987), Jonh Elliott (1978), Wilfred Carr e Stephen Kemis (1986), de emancipação dos sujeitos e produção de conhecimento, que apontam para a valorização da interlocução na construção de saberes práticos validados pelo grupo, sem perder de vista a objetividade das situações e o esclarecimento dos envolvidos nelas.

Para um trabalho que envolve professores de diferentes disciplinas, com um variado perfil epistemológico, na perspectiva de um projeto interdisciplinar, são colocados como problemáticas: Como deve ser o processo de mediação pedagógica durante a construção do projeto? Quais os elementos que sustentam a aproximação entre os sujeitos envolvidos?  De que forma as concepções dos professores influenciam o projeto interdisciplinar para o ensino de Química no IFMA - CODÓ/MA?

METODOLOGIA:

A presente pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Codó, na época ainda denominada Escola Agrotécnica Federal de Codó-MA, responsável pela oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio nas áreas de Agropecuária, Agroindústria e Informática, nas modalidades Integrada, Subseqüente e PROEJA.

A pesquisa envolveu um grupo formado por 15 (quinze) alunos regularmente matriculados na 2ª série e 3ª série do curso Técnico de Agroindústria, cujas atividades foram realizadas em horário complementar, a fim de não chocar com as aulas de outras disciplinas. Fizeram parte da pesquisa os professores da área básica (Química, Português, Matemática e Geografia) e o da área técnica de Agroindústria (Tecnologia de Leite e Derivados).

A análise das discussões foi fomentada através dos encontros estabelecidos entre alunos e professores, numa metodologia da investigação-ação, e que se pauta na apresentação e discussão de textos propostos para leitura, na confecção de trabalhos acadêmicos pelos alunos e na discussão em sala de aula sobre a temática. Dentre as estratégias que podem ser utilizadas no contexto da investigação-ação destacarse-á: os  três momentos pedagógicos (Angotti & Delizoicov, 1990); textos reflexivos; e registros de aula.
RESULTADOS:

        Sobre o ensino de Química, em particular, foi relatado que nele predomina uma prática docente tradicional, pautada na mera transmissão de conteúdos desarticulados com as demais disciplinas do currículo escolar, e com muito pouca ou nenhuma relação com a realidade.    Conforme relato dos alunos, com o devido reconhecimento do professor, estes conteúdos ministrados de forma expositiva e com pouquíssimas atividades práticas de laboratório deveriam abordar algumas atividades extracurriculares que propiciassem a contextualização dos assuntos tratados em aula com o cotidiano dos alunos. Constatou-se também que na escola não é comum, entre os professores das disciplinas, a prática de se estabelecer ligações com as demais disciplinas (básicas ou técnicas) do currículo escolar, o que confirma assim o tradicionalismo do ensino praticado e o verdadeiro isolamento científico das disciplinas. Os registros das falas dos alunos apontam para a necessidade de uma relação mais próxima entre as disciplinas, dando ênfase as questões que façam parte de suas realidades e que tenham uma importância para a sociedade. As interações ocorridas nesta mediação interdisciplinar e as intervenções dos professores formadores estiveram centradas em algumas preocupações específicas.

CONCLUSÃO:

Diante de um contexto fortemente disciplinar, seria ilusório esperar que este tipo de prática passe, a partir de então, a fazer parte do cotidiano da vida dos professores e alunos. Não se pode perder de vista a estrutura e a organização disciplinar da própria escola e como conseqüência, atividades como esta, bastante comum em inúmeros espaços escolares ficam registradas apenas como mais uma experiência extracurricular.  

A investigação-ação adotada neste trabalho permitiu aos alunos perceber a construção de um conhecimento próprio de Química, na medida em que associaram esta ciência a outras disciplinas, rompendo assim com a barreira do isolamento pedagógico que outrora vivenciavam em sala de aula, e que não lhes permitia uma aprendizagem significativa.

A proposta de integração de conteúdos de Química e Tecnologia de Alimentos resultou em uma produção significativa, onde a inserção dos saberes da Geografia na perspectiva CTS, conforme revelou os diálogos travados, necessita ainda de uma comunicação mais eficaz para uma maior abertura que permita a superação da supremacia da técnica. Neste sentido, a aproximação entre os sujeitos parece ser favorecida, à medida que surge uma preocupação em superar estereótipos típicos de suas áreas de específicas.

 

Palavras-chave: Currículo integrado;, Formação Técnica em Agroindústria; , Ensino de Química.