62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
A INFLUÊNCIA DAS QUESTÕES DE GÊNERO NA BUSCA DE PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II PELOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Luz Marina Pinto Martins 1
Luzimeire Santos Teixeira 1
Débora Cristina Prado Freitas 1
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
A questão de gênero traz a tona muitos aspectos relacionados ao modo de pensar do homem, sobre sua masculinidade, sua posição na sociedade e mais especificamente aqui, como ele vê e conduz a sua saúde. Segundo Figueiredo (2005) a pouca presença do homem nos serviços de atenção primária à saúde, pode se relacionar ao seu processo de socialização. Em média, metade dos indivíduos brasileiros portadores de Diabetes Mellitus desconhece sua condição, e cerca de um quinto dos que a conhecem não realizam qualquer tipo de tratamento. Devido à importância epidemiológica do Diabetes no contexto da saúde pública, é relevante a realização de estudos que identifiquem aspectos da vida do diabético. A partir de todo o contexto de saúde do homem, objetivou-se neste estudo problematizar os aspectos da sexualidade masculina no homem diabético, verificar se as questões de gênero influenciam a busca de pacientes diabéticos tipo II pelos serviços de saúde; identificar se há motivos que interferem à busca dos pacientes diabéticos pelo serviço de saúde. Buscamos proporcionar orientações à população de diabéticos, levando a informação até eles, para tentar minimizar o aparecimento dos fatores de risco ou reduzir as complicações do Diabetes.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo do tipo exploratório com abordagem qualitativa, aqui entendida como práticas interpretativas que contemplam os sentidos que os sujeitos atribuem aos fenômenos e ao conjunto de relações em que eles se inserem tendo o gênero como eixo teórico. O trabalho foi desenvolvido no município de Dourados/MS nas áreas da Estratégia de Saúde da Família do Jardim Maracanã, Carisma, Vila Vieira, Vila Industrial, João Paulo II, Chácaras Caiuás, Vila Índio, Vila Hilda, Altos do Indaiá e Vila Matos. Os sujeitos do estudo foram pacientes diabéticos do tipo II do sexo masculino. Com auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foram escolhidos pacientes diabéticos de cada micro área dos quais eles julgavam ter mais dificuldade de orientar. Realizamos visitas domiciliares e aplicamos um questionário, envolvendo oito questões abertas a respeito da saúde do homem e do Diabetes, para cada paciente. Posteriormente, frente às dúvidas e às necessidades que encontramos na população masculina sobre os cuidados com o Diabetes orientamos sobre os aspectos gerais, os cuidados, controle, sinais e sintomas, realização de atividade física, alimentação adequada e complicações.
RESULTADOS:
No decorrer deste estudo, tivemos a oportunidade de orientar 44 homens diabéticos do tipo II. As visitas realizadas tiveram como foco inicial perguntar aos homens, o que eles entendiam sobre o Diabetes; os sinais e sintomas; se existia algum fator que os impediam de buscar o serviço de saúde; se freqüentavam o HIPERDIA (reunião que a unidade de saúde promove aos hipertensos e diabéticos); como controlavam a doença. A partir do questionário pudemos identificar que os homens não se atentam muito em ir ao serviço de saúde. Dessa forma tornam-se mais vulneráveis ao agravamento e surgimento de complicações do Diabetes. Verificou-se que os motivos que impedem o homem de ter acesso ao serviço de saúde se articula mais às questões relacionadas ao trabalho. Os homens acreditam que as mulheres buscam mais o serviço de saúde que os homens. No que diz respeito ao conhecimento que tinham sobre os sintomas do Diabetes os pacientes apresentaram desconhecimento acerca de alguns sintomas. No que diz respeito ao tratamento, os pacientes disseram utilizar várias formas, como medicação farmacêutica, remédios caseiros, e insulina. A partir dos relatos obtidos e de uma conversa sobre a doença com o paciente foram realizadas orientações sobre os cuidados com o Diabetes.
CONCLUSÃO:
Concluímos com sucesso o desenvolvimento desse projeto, apesar da dificuldade de encontrar os pacientes em suas residências. Chegamos à conclusão do quanto é necessário e importante implantar o programa de saúde para o homem, visto que identificamos no decorrer do trabalho que esta população, por questões de gênero, e outros fatores, como a falta de tempo e a impaciência em esperar o atendimento, ainda tem muita dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Isso pode acarretar mais complicações e menor expectativa de vida para o homem, já que estamos lidando com uma doença crônico-degenerativa. Sabe-se que o Diabetes Mellitus requer tratamento continuado, e que se não forem tomados os devidos cuidados com a doença, as chances de surgirem complicações aumentam. As orientações foram realizadas conforme planejado e foi visível, a partir dos resultados, a sua importância. Além de levar a informação até os pacientes se faz importante proporcionar-lhes meios de ter maior acesso aos serviços de saúde, para que tenhamos pacientes mais informados sobre sua doença e sobre o tratamento adequado.
Instituição de Fomento: UEMS- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave: Gênero, Diabetes Mellitus, Saúde do Homem.