62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ESTUDO DA OTIMIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO MICELIAL DO FUNGO Lentinus crinitus, EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA E PH.
Paulo Roberto Serrão Soares 3
Cynara da Cruz Carmo 1
Ademir Castro e Silva 2
Andrey Azedo Damasceno 4
Vanessa Teixeira Batista 3
Leane Oliveira dos Santos 4
1. Profa. Msc./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas - UEA
2. Prof. Dr./Co-orientador - Depto.de Ciências Biológicas - UEA
3. Depto.de Ciências Exatas da Terra - UEA
4. Depto.de Ciências Biológicas - UEA
INTRODUÇÃO:
Apesar do seu papel nos ecossistemas e suas aplicações na biotecnologia, o conhecimento sobre os fungos amazônicos ainda permanece num nível incipiente. Dos fungos amazônicos estima-se que somente cerca de 5% das espécies é conhecida, e que muito pouco é conhecido sobre a sua biologia. É importante compreender a relação que existe entre a regulação do metabolismo microbiano e seu ambiente físico e químico, considerando-se que o crescimento de um organismo e formação de produtos ocorre em resposta às condições ambientais. Apesar de degradarem a madeira, os fungos apresentam grande versatilidade com relação aos substratos, podendo ser utilizados nas mais diversas áreas de biorremediação, desde que são capazes de degradar hidrocarbonetos, compostos bifenílicos, produtos originados em indústria de papel e celulose. Portanto, dada a importância industrial de fungos como o Lentinus crinitus e do pouco que se conhece sobre eles, pretende-se através deste projeto estudar o crescimento micelial em meios de cultura BDA e Sabourand, sendo os resultados oriundos do presente projeto de grande importância para o estado incipiente da biotecnologia no Estado do Amazonas, uma vez que volta-se a aplicação industrial de fungos que notadamente são reconhecidos como apenas deterioradores de madeira.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas amostras do fungo, obtidas a partir de linhagens coletadas na região urbana e rural do município de Parintins-AM. Para quantificar o crescimento fúngico foi utilizado o método da placa de Petri e mensurada a progressão da fronteira micelial contra o tempo, uma vez ao dia. Foi estudada a faixa de pH 4,0 - 6,0. Os meios de cultura utilizados foram os meios Sabourand e BDA,o reajuste para cada caso foi realizado com NaOH 1,0 M ou H2SO4 1,0 M. Para evitar a degradação do Agar abaixo de pH 5,0 o ajuste foi feito após a autoclavagem. Posteriormente foram inoculados micélios do fungo nas placas e o crescimento ocorreu em temperatura ambiente. Todos os experimentos foram realizados em triplicata.
RESULTADOS:
Em meio de cultura BDA, o aparecimento do micélio só foi observado 12 horas após a inoculação. Foi possível visualizar o avanço da fronteira micelial em função do tempo, num período de sete dias. Pode-se observar que o maior avanço no crescimento foi obtido a partir do segundo dia, sendo a melhor média obtida já no quinto dia. Estes dados foram obtidos graças à obtenção da média de crescimento diário da fronteira micelial. Em meio de cultura Sabouraud, o aparecimento do micélio só foi observado 48 horas após a inoculação. Foi possível visualizar o avanço da fronteira micelial em função do tempo, num período de sete dias. Pode-se observar que o maior avanço no crescimento foi obtido a partir do terceiro dia, sendo a melhor média obtida no sexto dia Pode-se observar que o micélio deste fungo apresenta aspecto hialino e esbranquiçado, levemente elevado, cotonoso, muito ralo, com hifas muito ramificadas e transparentes na zona de crescimento. A pigmentação teve início entre o 3º e o 5º dias, de maneira irregular, como grânulos ou poros levemente marrons.
CONCLUSÃO:
O presente trabalho permitiu o estudo da otimização das condições de crescimento, em relação a meio de cultura e pH, que melhor favoreça o crescimento do fungo amazônico, Lentinus crinitus . O meio Malte, no qual a maior velocidade de crescimento foi obtida a partir do terceiro dia, continha glicose como principal fonte de carbono, enquanto que o meio BDA, onde o crescimento ótimo foi já a partir do segundo dia, continha como principal fonte de carbono a dextrose. Além disso, o fungo mostrou preferência por meio BDA, pois, já manifestou raios de crescimento nas primeiras 12 horas após inoculação. Quanto ao aspecto de determinação do pH ótimo do meio de cultura, apresentou o melhor resultado com pH 6 mostrando a preferência do fungo por substrato conseqüentemente, meios de cultura, mais ácidos.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: FUNGO, Lentinus crinitus, MADEIRA.