62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
CARACTERIZAÇÃO DE AMOSTRAS DE TURFA COLETADAS EM DIFERENTES PROFUNDIDADES NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DE ITABAIANA - SE
José Arnaldo Santana Costa 1
Jandyson Machado Santos 1
Luana Oliveira dos Santos 1
Ionai Vitorino Santos 1
Iramaia Corrêa Bellin 2
1. Núcleo de Química, UFS - Campus Prof. Alberto Carvalho, Itabaiana/SE
2. Profa. Dra./Orientadora - Núcleo de Química, UFS, Itabaiana/SE
INTRODUÇÃO:
A matéria orgânica presente nos solos, turfas e sedimentos consiste de ume mistura de produtos em vários estágios de decomposição. São resultantes da degradação química e biológica de resíduos vegetais e animais e da atividade sintética de microorganismos. A matriz de estudo, turfa, representa uma classe de combustível formada por decomposição inibida de resíduos vegetais de pântanos e lagoas. A turfa vem sendo utilizada para diversos fins, como fertilizantes em agricultura, adsorvente mineral e etc.. Os mecanismos pelos quais os íons metálicos interagem com a turfa tem sido matéria de grande debate. O complexo formado tem estabilidade variada para cada metal, sendo mais elevada com metais potencialmente tóxicos (Cu, Pb, Mn, Ni e Cd). Os principais sítios de complexação são os grupamentos carboxílicos e fenólicos. Dessa forma o objetivo desse trabalho é caracterizar amostras de turfa por analise elementar e teor de matéria orgânica, determinar os metais presentes naturalmente complexados pela turfa coletada na região do Parque Nacional da Serra de Itabaiana-SE.
METODOLOGIA:
As amostras de turfa foram coletadas em três diferentes profundidades: 0-20 cm, 20-40 cm e 40-60 cm na região do Parque Nacional da Serra de Itabaiana-SE, em seguida as amostras foram secas, trituradas e peneiradas em malha de 2 mm. As amostras de turfa foram digeridas para determinação dos metais originalmente complexados à matéria orgânica por ICP-OES seguindo o procedimento descrito por ROSA (1998). As amostras foram caracterizadas por analise elementar (C, N, H, S e O), razão atômica C/H, C/N e C/O e teor de matéria orgânica.
RESULTADOS:
Observa-se maior porcentagem de matéria orgânica na profundidade de 40-60 cm. A turfa estudada apresenta um alto teor de matéria orgânica (95%) e está de acordo com o previsto na literatura. Pelos dados obtidos a profundidade 40-60 cm apresentou maior porcentagem de carbono, hidrogênio e oxigênio. Verificou-se que a razão C/N aumentou com o aumento da profundidade, indicando um maior grau de decomposição da matéria orgânica presente nesta profundidade. Observa-se que não há relação entre as concentrações dos metais Al, Ba e Mn em função da profundidade de coleta das amostras de turfa. As concentrações de Fe, Al e K diminuíram com o aumento da profundidade, os dados estão de acordo com a literatura, este fato pode ser devido a espécies de plantas que estão na camada superior que os fixam. Contudo os metais chumbo, cádmio e molibdênio não foram detectados. As concentrações de cromo e níquel mantiveram-se praticamente constante em todas as profundidades, já para o cobre nas amostras de turfa nas profundidades 0-20 e 20-40 cm não sofreram alterações significativas, diferentemente, da profundidade 40-60 cm, onde sua concentração foi significativamente elevada.
CONCLUSÃO:
A turfa em estudo contém um alto teor de matéria orgânica, aumentando esse valor com a profundidade. O alto teor de matéria orgânica e o alto valor da razão C/N em perfis mais profundos indicam matéria orgânica mais decomposta. Metais essenciais como Fe, K e Na tem concentrações altas, mas este valor diminui com a profundidade. Contudo, outros metais (Cd, Mo, Pb e Ni), não foram detectados e (ou) manteve-se na média dos valores citados na literatura.
Palavras-chave: Turfa, Caracterização Metálica, Metais Complexados.