62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
A ARQUITETURA NEOCOLONIAL E A BUSCA DA IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRA
Viviane Godinho Vaz 1
Claudio Antonio Santos Lima Carlos 2
1. Depto. de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Arquitetura e Urbanismo - UFRuralRJ
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho consiste dos resultados parciais obtidos na fase preliminar do projeto de iniciação científica intitulado "Descobrindo o Campus da UFRuralRJ através do seu Patrimônio Documental", que tem por objetivo principal identificar e analisar os acervos documental e iconográfico relativos à construção do seu campus. Nesta etapa, foram identificados os aspectos morfológicos característicos da arquitetura do estilo Neocolonial, bem como o contexto cultural que gerou este estilo. Para tal, foram levantadas as principais fontes bibliográficas e autores relacionados com o tema, visando a construção de um painel demonstrativo do contexto cultural, especialmente arquitetônico, do Brasil, no período 1920-1940.

METODOLOGIA:

Tendo em vista tratar-se de um trabalho teórico, trabalhou-se a priori com fontes bibliográficas previamente selecionadas, que foram identificadas com o auxílio do professor orientador, assim como os principais autores sobre o assunto. A partir daí, foi feito um fichamento bibliográfico, de onde foram extraídos os principais subsídios para a construção dos elementos de análise da arquitetura neocolonial, objeto principal do presente projeto de pesquisa, com especial interesse em relação ao vocabulário arquitetônico, suas origens e recodificações.

RESULTADOS:

Em face do exposto foi possível constatar que a arquitetura neocolonial materializou um momento de avaliações críticas acerca da produção arquitetônica brasileira, revelando interesse inédito por parte dos arquitetos e historiadores da arte pela produção artística brasileira. O momento traduziu uma radical oposição à absorção de valores culturais europeus, ditados pelo ecletismo arquitetônico. No entanto, o processo que originou o neocolonial como estilo de arquitetura, aos poucos revelou contradições e comparações com o próprio ecletismo, tendo em vista a absorção de estilos hispânicos (estilo californiano, missões etc.). O fato gradativamente conduziu arquitetos a adotarem a linguagem modernista. Nesse contexto, o conjunto arquitetônico do campus da UFRuralRJ é um testemunho vivo dessa contradição.

CONCLUSÃO:

Em função de toda a discussão desenvolvida com base na bibliografia selecionada, pesquisa em arquivos e observações in loco, foi possível constatar a importância inequívoca do conjunto arquitetônico do campus da UFRuralRJ, bem como do seu acervo documental, em precário estado de conservação. Ele retrata sua idealização e construção, possibilitando a constatação de situações características, como por exemplo, execuções que não seguiram integralmente projetos originais, projetos não executados etc. Sendo assim, com base nos resultados obtidos até o presente momento, infere-se que, em breve, seja viável avaliar criticamente o conjunto de documentos (plantas, croquis, aquarelas etc.) face ao conjunto arquitetônico construído.

Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Arquitetura Neocolonial, Patrimônio Cultural, Memória Documental .