62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA
Antonia Rosa de Jesus Silva 1
Elisangela Correia de Oliveira 1
Josélia Maria da Rocha 1
Evelyn Souto Viana 1, 2
Rosiglay Cavalcante de Vasconcelos 1, 3
1. Universidade Federal Vale do Acaraú-UVA/Núcleo Recife-PE
2. Prof.ª Espec.
3. Prof.ª Espec. Orientadora
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa busca analisar a importância dos jogos e das brincadeiras para o processo de aprendizagem da matemática na educação infantil, compreendendo o desenvolvimento cognitivo da criança. Diante disso, a identificação do papel do professor para a concretização dessa aprendizagem é fundamental, quando este se destaca como intermediador de um desenvolvimento integral. Trabalhando numa perspectiva sociocultural, a aprendizagem matemática possibilita uma aprendizagem significativa, quando relaciona aprendizagem à representação e a criatividade humana, construindo, desta forma, um vínculo social. Sendo assim, a aplicabilidade dos jogos e das brincadeiras deve ser apreendida pelo educando a partir do despertar da curiosidade tanto numérica como geométrica, levando a criança a observar a realidade de forma diversificada. A base teórica dessa pesquisa está relacionada aos estudos de autores que trabalham com educação infantil, jogos e brincadeiras e a aprendizagem matemática (Kramer, 2008; Kishimoto, 1993; Rego, 2008; López, 1993; Smole, 2000). A relevância desse estudo é verificar como a matemática contribui para uma maior compreensão e atuação na realidade, principalmente por favorecer a organização do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

METODOLOGIA:

O interesse em analisar a aprendizagem na educação infantil, por parte do grupo, surgiu a partir da compreensão entre teoria e prática realizada no decorrer do Curso de Pedagogia. Isto porque a aprendizagem no período da educação infantil deve ser vista como uma etapa fundamental para a continuação do desenvolvimento cognitivo nas etapas posteriores, já que a construção do conhecimento deve ocorrer de forma contínua e relacionada ao desenvolvimento biológico. Num segundo momento, a escolha da área da matemática decorreu dos estudos sobre os estágios da inteligência, destacando o desenvolvimento do raciocínio lógico, e da ação pedagógica em matemática defendida por Smole. Em seguida, as observações e as entrevistas realizadas com os professores, nas salas de aulas, de sete Instituições Escolares, da rede pública de ensino, da Região Metropolitana da cidade do Recife, possibilitaram identificar a prática social do professor e a verificar a aprendizagem infantil. Outro ponto importante observado e analisado foi à relação do discurso teórico do professor e a sua prática social. A análise dessa pesquisa buscou como linha teórica a Interdisciplinaridade e o Construtivismo, onde procurou destacar o processo de aprendizagem a partir da realidade e do desenvolvimento do sujeito.

RESULTADOS:

Diante das observações realizadas nas salas de aulas com os professores e educandos e das entrevistas realizadas com os professores, o grupo analisou que apesar do nível de qualificação profissional ser considerado bom, cerca de um terço dos professores disseram ter dificuldades em utilizar materiais pedagógicos, de forma eficiente no processo de ensino-aprendizagem matemática. Outro ponto importante é que apesar da maior parte colocar que adota o método construtivista, na prática ficou evidente que ainda predomina a metodologia tradicional. Em relação aos recursos pedagógicos, a maioria das Instituições de ensino, não dispõe de material pedagógico adequado para as faixas etárias das crianças para a aprendizagem matemática. Outro dado obtido é que parte dos professores entrevistados não explicou a contemplação de determinados jogos para o desenvolvimento cognitivo das crianças. O que pode ser observado é que o papel do professor é relevante para que a aprendizagem seja construída, assim como, a política pedagógica da instituição ao trabalhar os recursos na matemática. Isso porque é importante destacar que o trabalho com noções matemáticas (educação infantil), quando realizado de forma eficiente, constrói saberes que incidem sobre os mais variados domínios do pensamento.

CONCLUSÃO:
Com essa pesquisa, pode-se constatar que a aprendizagem matemática (educação infantil) a partir da utilização de jogos e brincadeiras, de forma eficiente, ainda está longe de acontecer na maioria das Instituições de Ensino pesquisada. Isso acontece porque a prática pedagógica tradicional ainda é utilizada como pedagogia dominante e a visão de jogos e brincadeiras, por partes dos profissionais de educação, está desvinculada da aprendizagem significativa, sendo utilizada predominantemente como recreação. Espera-se, que os resultados dessa pesquisa possibilitem uma mudança de concepção sobre a aprendizagem da matemática na Educação Infantil, fazendo com que a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas relativas a números, medidas e geometria, além da curiosidade e do prazer, possibilite que através do ato lúdico a criança brinque e assimile os conteúdos. Conclui-se desta forma, que a aprendizagem matemática quando trabalhada pelos professores ocorre de forma pouco explorada no caráter da lógica, da percepção e da curiosidade infantil. É importante ressaltar que os cursos de capacitação podem contemplem essa disciplina de forma crítica e eficiente para que haja uma verdadeira aplicabilidade do método Construtivista e da Interdisciplinaridade na aprendizagem matemática
Palavras-chave: Educação infantil, Aprendizagem lógico-matemática, Desenvolvimento cognitivo.