62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise de Controle de Medicamentos
AVALIAÇÃO DO EFEITO DE FILMES BIOATIVOS CONTENDO ÁCIDO ÚSNICO SOBRE O PROCESSO DE REPARO CICATRICIAL EM RATOS
Marília dos Santos Bezerra 1
Paula Santos Nunes 2
Jamille Cristina Campos de Souza 1
Ricardo Luiz Cavalcanti Albuquerque Junior 3
Juliana Cordeiro Cardoso 3
Adriano Antunes de Souza Araújo 1
1. Depto. de Fisiologia, Universidade Federal de Sergipe- UFS
2. Núcleo de Pós-graduação em Medicina, UFS
3. Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP, Universidade Tiradentes- UNIT
INTRODUÇÃO:

Considerado o maior órgão do corpo humano, a pele representa uma barreira natural do organismo dos componentes do meio externo. Quando esta barreira se encontra destruída em decorrência de traumas, como as queimaduras, ocorre uma alteração da homeostase humana, comprometendo assim, a sobrevivência do indivíduo. Além disso, os elevados índices anuais de incidentes com queimaduras trazem aos profissionais da saúde grande preocupação. Diante desse quadro, filmes de colágeno vêm sendo objeto de diversos estudos, pois possibilitam a incorporação e liberação controlada de fármacos diretamente na área lesada. O ácido úsnico, um composto isolado de liquens, apresenta propriedades biológicas promissoras para o tratamento de feridas, como atividade antimicrobiana, analgésica e antiinflamatória. Nesta perspectiva, o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de biofilmes de colágeno contendo acido úsnico (BcolAU) sobre a cicatrização de queimaduras de segundo grau em ratos.

METODOLOGIA:

O isolamento do ácido úsnico (AU) foi realizado a partir da maceração do talo liquênico da Cladonia substellata em clorofórmio, durante 48 h a 40°C. Em seguida o extrato foi ressuspendido em álcool a frio, sendo obtidos cristais de AU com alta pureza. O colágeno liofilizado utilizado no preparo dos filmes foi redisperso em ácido acético 0,5 mol/L e polietilenoglicol. O AU foi incorporado em lipossomas de fosfatidilcolina na concentração 2,5% em relação à massa seca de polímero. Os filmes foram obtidos através de "Casting process" em suportes de polietileno, sendo estes colocados em estufa à 40ºC para evaporação do solvente. Após esta etapa, os filmes foram retirados do suporte, cortados na dimensão de 2x2cm. O ensaio biológico foi realizado com 54 ratos machos divididos em três grupos: controle não tratado (G1), tratado com filmes de colágeno (G2), e tratado com BcolAU a 1% (G3). As queimaduras foram realizadas no dorso dos animais com instrumento de bronze de 1,0 cm2. Após 7, 14 e 21 dias os animais foram submetidos à eutanásia e as feridas excisadas e analisadas histomorfologicamente através do corante HE, a fim de observar a intensidade, a análise qualitativa e a tipagem do processo inflamatório; e por Picrossirius, para estudo da densidade de fibroplasia.

RESULTADOS:

Ao sétimo dia todos os grupos mostraram uma infiltração inflamatória aguda, embora menos severa em G3. A formação de colágeno mostrou-se limitada a delicadas fibrilas de colágeno tipo III na base da ferida, próximas ao tecido muscular. Ao décimo quarto dia houve redução da intensidade da reação inflamatória em todos os grupos, embora a reação de granulação tenha se mostrado mais desenvolvida, com maior numero de fibroblastos paralelamente arranjados, em G3. Fibras de colágeno tipo III predominaram em G1 e G2, enquanto que a deposição de colágeno tipo I foi mais expressiva em G3. Observou-se, ao vigésimo primeiro dia, discreta inflamação crônica linfoplasmocitária em G1 e G2, e plasmocitária em G3. As fibras de colágeno tipo I foram abundantes em todos os grupos, mas o aspecto mais delicado e a reemergência de fibrilas de colágeno tipo III observados em G3, sugeriu um processo de remodelação ativo da cicatriz colagênica. Observou-se, ainda, clara tendência a uma reepitelização mais acelerada em G3, particularmente nas etapas intermediarias do processo cicatricial (7 e 14 dias).

CONCLUSÃO:

Através dos estudos realizados, observou-se que o ácido úsnico incorporado nos filmes de colágeno apresentou aceleração e melhoria do reparo cicatricial. Também foi verificado que a utilização de BcolAU estimulou a síntese de colágeno por fibroblastos e que o processo de reepitelização foi acelerado, favorecendo o reparo cicatricial do tecido lesado. Os achados morfológicos observados demonstram o potencial de aplicabilidade clínica dos filmes, já que indicam que a utilização de BcolAU promoveu aceleração dos eventos biológicos associados a dinâmica cicatricial.

Instituição de Fomento: CNPq/FAPITEC-SE
Palavras-chave: ácido úsnico, filmes bioativos de colágeno, reparo cicatricial.