62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 1. Programação Visual
ANÁLISE POR DECODIFICAÇÃO VISUAL (A.D.V.): UMA MANEIRA DE ENSINAR PROJETO DE SINALIZAÇÃO PARA ESTUDANTES DE DESIGN GRÁFICO
Leandro do Nascimento Vieira 1
1. Curso Tecnologia em Design Gráfico, Instituto Federal Fluminense, IF Fluminense.
INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem por objetivo geral a obtenção de maior qualidade nos projetos acadêmicos apresentados por estudantes do curso de Design Gráfico do IF Fluminense situado na cidade de Campos dos Goytacazes, interior do Estado do Rio de Janeiro. Os objetivos específicos deste trabalho com metas dentro da disciplina "Sinalização Urbana e de Interiores" são: empreender - em termos de ensino de projeto - uma forma nova de passagem de conhecimento visual sobre ambientes internos sinalizados; elevar a percepção dos estudantes para compreensão de dados válidos para desenvolvimento de projeto; demonstrar prospecção de informações que visam decodificar, em termos de design, a forma de arranjo (lay-out) dos elementos gráficos vistos por meio das imagens. Dentre as várias sub-áreas do Design Gráfico, encontramos em Design Ambiental a classificação mais apropriada para os projetos gráficos que visam constituir sistemas de placas com a finalidade de orientar visualmente as pessoas dentro de um espaço composto por corredores, entradas, acessos e saídas. Decodificar é o ato de desvendar um código ou tirar a codificação de algo para que se possa compreender completamente uma estrutura inteira. Esta proposta simples e experimental de ensino tem sido aplicada em sala de aula.

METODOLOGIA:

O trabalho foi realizado nas datas da disciplina de nome referenciado anteriormente, e ao longo dos dois períodos letivos anteriores à data de conclusão desta redação e continua sendo realizado no período atual. Apenas um docente em sala, e todos os estudantes sentados com acesso individual ao papel e ao instrumento para escrita com finalidade de anotações e registro de enfoques dirigidos durante a projeção. Foram utilizadas imagens digitais ampliadas sobre quadro branco para que fosse possível a assinalação - por marcadores coloridos - das partes mais importantes na análise visual com fins de decodificação dirigida. Um computador e um "datashow" (projetor de dados digitais) foram imprescindíveis para ampliação das fotografias; troca e permanência das imagens à visão de todos. Pela seqüência das imagens foram observadas as formas das placas e alusões diretas aos ambientes construídos que foram abordados com finalidade de caracterização, isto é, tendo ou não placas de sinalização incluídas no enquadramento. Isto porque as cores de paredes, os espaços, as pilastras, as vigas e o interior dos corredores e/ou acessos do prédio - tal como ele é arquitetonicamente por dentro - estão incluídos como dados visuais tornados objetos de análise pelos estudantes de design.

RESULTADOS:

Uma maneira de ensinar prospecção de dados para projeto foi proposta. Estudantes incentivados por um modo diferente de criar e desenvolver projetos gráficos. Modo alternativo para concepção de projetos na área de sinalização de interiores, que saiu parcialmente do puro ensino clássico e rumou para a prospecção visual que pode ser feita a partir de fotografias de interiores sinalizados, quando não é possível a pesquisa de campo. A pronta análise das características vistas, observadas e guardadas, (que foram sendo decodificadas visualmente durante as apresentações das fotografias digitais por projeção) motivaram os estudantes a permanecerem atentos e a maioria também alcançou uma percepção global satisfatória dos ambientes internos abordados. Aos finais das seqüências muitas vezes uma participação insólita com um comentário audível a todos, motivava novas participações todas concernentes às imagens e algumas vezes fomentadoras de retorno à alguma imagem em específico para uma re-análise. Os estudantes continuaram com interesse a cada nova fotografia ampliada que aparecia iluminando a sala semi-escurecida; bem como, procuraram quantificar e qualificar cada visualização verbalmente ao apontar, ao identificar, partes do sistema de orientação que estava na seqüência apresentada.

CONCLUSÃO:

Os resultados foram satisfatórios, referem-se às respostas dadas pelos estudantes na efetivação de projetos acadêmicos. A observação de imagens motivou significativamente a geração de novas idéias e, no que concerne ao específico da disciplina lecionada, estas novas idéias destinaram-se com sucesso à origem de projetos gráficos contendo a imprescindível análise sobre eficiência na comunicação visual (encontrada nos ambientes apresentados nas projeções de imagens) e empregando parte das estruturas decodificadas visualmente. Houve significativo ganho na forma do desenho e na forma da abordagem do problema em design gráfico, uma vez que a Análise por Decodificação Visual aqui identificada e descrita por este artigo como uma experiência de aula, tem proporcionado elevação dos conhecimentos gráficos destes estudantes indicando soluções inovadoras para interiores tendo por base os vistos existentes em outras cidades. Sendo locais na mesma cidade, decorrem as pesquisas de campo e não as exposições imagéticas em torno das quais estão os argumentos mais importantes do trabalho aqui com apresentação finalizada. A Análise por Decodificação Visual firma-se como uma proposta simples de ensino específico em design gráfico a partir da presente publicação.

Palavras-chave: design gráfico, sinalização, ensino.