62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
A GESTÃO ESCOLAR E A QUALIDADE DO ENSINO DA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DA GUIA - PARNAMIRIM/RN
Priscila Ariana Costa da Silva 1
Magna França 1
1. Depto. de Educação , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho discute como se dá a gestão escolar na Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, Parnamirim/RN, considerada de boa qualidade pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do governo federal que avalia, por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o nível de educação oferecida aos estudantes brasileiros. Tendo como uma gestão escolar democrática, aquela que possibilita o desenvolvimento de um ensino de qualidade, a partir da organização, do envolvimento e da interação dos seguimentos escolares na realização de Programas e Projetos em função da melhoria do índice de aprovação, foram analisados alguns aspectos da escola. Constatou-se o processo de gestão descentralizada, tendo em vista a formação de colegiados que atua, dentre outros mecanismos, em um regime de colaboração com a direção da escola e na comunidade, na perspectiva da participação conjunta nas ações administrativas, pedagógicas e financeiras.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da pesquisa realizou-se, primeiramente, a seleção da escola dentre outras 10 que fazem parte do projeto de pesquisa "Qualidade da Educação Básica em escolas públicas estaduais e municipais de Natal e Parnamirim/RN, tidas como de referência, no período de 1998 a 2009: custo aluno-ano, organização e gestão escolar e valorização do profissional docente", do Grupo de Pesquisa: Políticas e Gestão da Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir disso, desenvolveu-se um estudo bibliográfico e documental relativo ou tema. A posteriori, foram realizadas entrevistas pontuadas por questões semi-abertas com os atores dos colegiados participantes da pesquisa: pais, professores, funcionários e a diretora da escola. A intenção das entrevistas seria conhecer a participação da comunidade escolar e dos pais no cotidiano da escola relacionados com os colegiados: Caixa Escolar e Conselho Escolar.
RESULTADOS:
Com o aporte teórico sobre Gestão Escolar e Qualidade e o resultado das entrevistas coletamos informações relacionadas aos três aspectos: financeiro, pedagógico e administrativo. Está em desenvolvimento uma gestão democrática parcial, haja vista a inexistência de um dos pontos que favorecem a consolidação dessa gestão: a eleição de dirigente escolar. Porém, a participação de pais, alunos e funcionários nos processos de decisões é bem aceita pela direção, que mantêm ações periódicas de interação com a comunidade. No aspecto financeiro, com a descentralização de recursos, a escola tem autonomia para definir a sua aplicabilidade com os Programas: Dinheiro Direto na Escola, Merenda Escolar (governo federal) e o Suprimento (governo municipal). No aspecto pedagógico, a participação se dá com a implementação do Projeto Político-pedagógico que é atualizado periodicamente em função dos objetivos da escola. A área administrativa engloba as atividades relacionadas com a estrutura e o funcionamento da escola, a qual apresenta uma centralização por parte da direção. Porém, em alguns momentos, as decisões são tomadas em comum acordo, principalmente quanto à aplicação e prestação de contas dos recursos, representando ações articuladas que repercutiram boas notas no IDEB.
CONCLUSÃO:
As vantagens da gestão escolar democrática na Escola são percebidas em alguns momentos, bem como, nos bons resultados em exames de avaliação escolar, empreendidas por meio do IDEB. Pela média ponderada de notas, observou-se a pontuação de 5,4 em 2005 e de 5,6 em 2007. Essa média é considerada maior do que a média do Rio Grande do Norte (3,0) e do município de Parnamirim (3,8). Com essa configuração, a Escola apresenta um diferencial elevado em detrimento as outras escolas municipais. Esses resultados quantitativos e o da pesquisa são considerados de qualidade por estarem voltados em ações na escola: a) adotam propostas pedagógicas que minimizam as dificuldades individuais de cada aluno; b) oferecem trabalhos individuais e coletivos uma vez por semana em horários alternativos executados pelos professores; c) a discussão do plano de aplicação e do gerenciamento dos recursos coletivamente; d) suprimento das dificuldades relacionados com o atraso da liberação dos recursos, em face da manutenção das ações pedagógicas. As informações suscitadas conduzem aos resultados: uma gestão democrática e resultados de aprendizagem de qualidade. Porém, ocorrem algumas dificuldades de ordem burocrática, escassez de recursos e de materiais específicos para atender a ação pedagógica.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Gestão Escolar, Participação, Qualidade Escolar.